Trump apela à Índia e Paquistão para pararem hostilidades

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apelou hoje à Índia e ao Paquistão para que cessem as hostilidades "agora", quando as duas potências nucleares se encontram no mais sério confronto militar das últimas duas décadas.

People protest following India's missile strike in Pakistan

© Lusa

Lusa
07/05/2025 19:55 ‧ 07/05/2025 por Lusa

Mundo

Índia/Paquistão

"Conheço-os muito bem e quero vê-los a entenderem-se. Quero que parem. E espero que possam parar agora", afirmou o líder norte-americano, na Sala Oval, quando questionado sobre os confrontos entre os dois países vizinhos.

 

O presidente dos Estados Unidos insistiu: "Se houver alguma coisa que eu possa fazer para ajudar, estarei lá".

Trump já tinha afirmado na terça-feira que esperava que os confrontos entre a Índia e o Paquistão "parassem muito rapidamente".

A Índia e o Paquistão bombardearam-se violentamente desde a última madrugada, matando pelo menos 31 paquistaneses e 12 indianos.

Desde que homens armados mataram a tiro 26 pessoas em Pahalgam, na Caxemira indiana, a 22 de abril, o conflito tem escalado entre os dois países, rivais desde a sua divisão, em 1947.

O chefe da diplomacia norte-americana, Marco Rubio, falou com os seus homólogos indiano e paquistanês na terça-feira à noite, apelando ao diálogo para "desanuviar" a situação, segundo a Casa Branca (presidência).

O secretário de Estado norte-americano "encoraja a Índia e o Paquistão a reabrirem um canal de discussão entre os seus líderes, a fim de desativar a situação e evitar uma nova escalada", disse Brian Hughes, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, do qual Marco Rubio se tornou recentemente chefe interino.

Ninguém reivindicou a responsabilidade pelo ataque de 22 de abril, mas Nova Deli implicou Islamabad, que negou categoricamente a responsabilidade.

Leia Também: Portugal faz "forte apelo" à Índia e Paquistão para reduzirem a tensão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas