Deputados locais e membros do Partido Comunista participaram na inauguração da estátua, de acordo com um comunicado oficial.
Desde que o Presidente russo, Vladimir Putin, assumiu o poder, em 2000, foram erguidos quase 100 monumentos em homenagem a Estaline, uma tendência que se acelerou desde a anexação da península ucraniana da Crimeia, em 2014.
"Os monumentos a Estaline não são apenas uma homenagem a uma grande figura do passado, mas também uma lembrança de um período da nossa história que estava completamente focado no futuro", disse Alexander Morozov, chefe da filial local dos comunistas.
"Para nós, o nome de Estaline estará para sempre associado à vitória na Grande Guerra Patriótica", disse Morozov, referindo-se à vitória do Exército Vermelho sobre a Alemanha nazi, que completa 80 anos na sexta-feira, dia 09 de maio.
Este será o segundo monumento a Estaline em Vologda, após um outro que foi inaugurado em em dezembro de 2024.
Em fevereiro passado, as autoridades de Kaliningrado - um enclave russo situado entre a Polónia e a Lituânia - recusaram-se a erguer um monumento a Estaline a pedido dos comunistas locais, argumentando que tal não contribuía para a unidade social.
A vereadora de Kaliningrado, Elena Dyatlova, disse que hoje não existe "consenso nacional" em relação à figura de Estaline, que morreu em 1953.
Dyatlova alegou a declaração do Soviete Supremo da URSS, na qual o período que vai da década de 1930 até ao início da década de 1950 é referido como "os anos da repressão estalinista".
As organizações de defesa dos direitos humanos denunciaram a reabilitação e o branqueamento da figura e do papel histórico de Estaline.
Na semana passada, Putin renomeou o Aeroporto de Volgogrado para Estalinegrado, em memória da batalha mais sangrenta da Segunda Guerra Mundial.
Entre 1925 e 1961, Volgogrado foi chamada de Estalinegrado em homenagem a Estaline, mas sondagens recentes mostraram relutância entre os seus residentes em voltar a renomear a cidade.
A bronze bust of Soviet dictator Joseph Stalin has been unveiled in a village in Russia’s northwestern Vologda region on the initiative of the local Communist Party. ⤵️ pic.twitter.com/E76GF25nYh
— Novaya Gazeta Europe (@novayagazeta_en) May 5, 2025
Leia Também: Lituânia reforça defesa de fronteiras com Rússia e Bielorrússia