Tal como Portugal, Espanha foi atingida por uma grande falha de energia, disse a operadora de rede Red Electrica Espanhola (REE), acrescentando que "todos os recursos estão a ser mobilizados para resolver a situação".
Estamos a "ativar planos para restaurar o fornecimento de energia elétrica em colaboração com empresas do setor após a interrupção do sistema na península" ibérica, explicou a empresa espanhola na rede social X, especificando que "as causas estão a ser analisadas".
Tanto em Madrid como em Barcelona, muitos residentes saíram para as ruas, com os telemóveis na mão, em busca de um sinal.
Muitos semáforos já não estão a funcionar, obrigando os carros a circularem devagar, tendo a Direção-Geral de Trânsito espanhola pedido já para que os carros não circulem.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, está a caminho do centro de controlo da Rede Elétrica Espanhola, de acordo com o gabinete.
A rádio pública RNE indicou que a interrupção não afeta as Ilhas Canárias nem as Ilhas Baleares.
"Devido à falha de energia, vários incidentes foram registados nos aeroportos. Os geradores de emergência estão ativos", disse a gestora do aeroporto Aena, nas redes sociais.
Em Valência, os comboios de passageiros e a rede de metropolitano foram interrompidos nas estações e ao longo da rota, e os bombeiros já foram mobilizados para resgatar pessoas presas em elevadores.
O Metrovalencia informou nas redes sociais que, devido a uma falha geral de energia na cidade de Valência, o tráfego está interrompido em toda a rede, e que a extensão e duração da queda são desconhecidas.
Leia Também: AO MINUTO: Corrida a postos e supermercados; Governo reúne-se de urgência