Procurar

Milhares celebram no México adiamento de taxas sobre importações pelos EUA

Dezenas de milhares de pessoas encheram hoje a praça principal da Cidade do México para comemorar com a Presidente, Claudia Sheinbaum, a decisão dos Estados Unidos (EUA) de adiar a aplicação de taxas alfandegárias sobre produtos do país.

Milhares celebram no México adiamento de taxas sobre importações pelos EUA Milhares celebram no México adiamento de taxas sobre importações pelos EUA
Anterior Seguinte
Galeria

9 Fotos

© Getty Images

Lusa
09/03/2025 22:57 ‧ há 7 meses por Lusa

Mundo

México

A multidão segurava grandes bandeiras mexicanas e gritava: "O México deve ser respeitado!", enquanto aplaudiam Sheinbaum, que deixou a mensagem de que "felizmente, o diálogo e o respeito prevaleceram".

 

A celebração ocorre poucos dias depois de o Presidente dos EUA, Donald Trump, adiar por um mês as tarifas de 25% sobre muitas importações do México, dizendo que Sheinbaum tinha feito progressos na luta contra o tráfico de drogas e a imigração ilegal.

Sheinbaum tinha planeado anunciar hoje medidas de retaliação, mas em vez disso o evento serviu para uma celebração em massa.

Embora as ameaças persistam, a Presidente disse estar otimista de que as tarifas não serão aplicadas ao México e assegurou que continuará a agir com "cabeça fria" diante de Trump.

Analistas dizem que não esperam que o evento de hoje alivie o clima de incerteza que ameaça novos investimentos e a economia mexicana, mas admitem que ajude Sheinbaum a consolidar o apoio interno contra Trump.

"Este é um evento pensado mais para a política interna", disse o analista político e académico Javier Rosiles Salas, afirmando que Sheinbaum buscará fortalecer sua imagem e liderança com o evento de hoje.

Rosiles Salas disse que, apesar das preocupações no México sobre os impactos económicos que uma guerra tarifária com os Estados Unidos -- o seu principal parceiro comercial e destino de mais de 80% das exportações mexicanas -- pode desencadear, o confronto com Trump tem sido "muito lucrativo para Claudia Sheinbaum" e permitiu-lhe alcançar um apoio popular de mais de 60% cinco meses após o início do seu mandato.

A maioria dos analistas concorda que, se tarifas gerais forem impostas, o México poderá enfrentar uma contração de mais de 1% do Produto Interno Bruto.

Depois de conversas telefónicas com os seus homólogos do México e do Canadá, Trump decidiu na quinta-feira passada suspender até 02 de abril as tarifas gerais para produtos que estão ao abrigo de um acordo comercial trilateral.

Apesar dos acordos, a decisão de Trump de impor tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio do México e do Canadá, que devem entrar em vigor na quarta-feira, permanece no limbo.

Leia Também: Mundial'26 e tarifas? "Tensão" entre países organizadores "é coisa boa"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10