Mundial'26 e tarifas? "Tensão" entre países organizadores "é coisa boa"

Os Estados Unidos, México e Canadá vão receber o campeonato do mundo em 2026 e, neste momento, vivem períodos de tensão, uma vez que Donald Trump quer impor tarifas nas importações aos dois países vizinhos.

Gianni Infantino, president of the Federation International Football Association (FIFA), left, and US President Donald Trump during an executive order signing in the Oval Office of the White House in Washington, DC, US, on Friday, March 7, 2025. US Presid

© Getty Images

Notícias ao Minuto
08/03/2025 10:34 ‧ 08/03/2025 por Notícias ao Minuto

Mundo

Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou que criou uma 'task force', na sexta-feira, para que o país se prepare para o Mundial de 2026. O evento vai também ser organizado pelo Canadá e México, que têm vivido momentos de tensão com o país vizinho.

 

"Acho que vai tornar isto mais emocionante", disse Donald Trump, citado pelo jornal britânico The Guardian, acerca do Mundial e dos restantes países organizadores, tendo em conta as tensões vividas entre os líderes das três nações por causa das tarifas que o presidente dos Estados Unidos quer implementar.

"Tensão é uma coisa boa", afirmou o presidente dos Estados Unidos. 

Os preparativos para receber o Campeonato do Mundo já começaram. No entanto, as relações entre EUA, México e Canadá continuam tensas, uma vez que, Trump tem vindo, repetidamente, a ameaçar impor tarifas sobre estes dois países. 

Ainda assim, até ao momento, estas taxas não foram implementadas, uma vez que o presidente dos Estados Unidos ameaça, mas acaba por recuar. Ameaças que têm assustado os mercados e que têm criado um receio de uma possível guerra comercial e recessão económica.

Mas as ameaças de Trump não se ficam pela imposição de tarifas, isto porque, o próprio tem vindo a dizer que sonha que o Canadá se torne um estado norte-americano, falando de forma negativa do primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau. 

A 'task force', que será liderada por Donald Trump, vai coordenar a segurança e o planeamento do governo federal para o torneio de futebol, que deverá atrair milhares de turistas aos três países anfitriões.

"É um grande honra para o nosso país recebê-lo [ao Mundial]", salientou o presidente dos Estados Unidos após um encontro com oficiais da FIFA (Federação Internacional de Futebol, em português) e disse ainda que planeia estar presente em vários jogos.

Por sua vez, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, notou que a criação da 'task force' vai assegurar que os visitantes - que viajarão de várias partes do mundo - "se sintam seguros, se sintam felizes" e que sintam que estão "a fazer algo especial". 

"Estamos aqui para criar e fazer o melhor espetáculo do planeta", destacou Infantino. 

Durante o encontro, o presidente da FIFA ofereceu uma bola de futebol personalizada a Donald Trump, revelou o troféu que será entregue ao vencedor do Mundial de Clubes, que será discutido, este ano, no verão - vão estar presentes os clubes portugueses Sport Lisboa e Benfica e Futebol Clube do Porto - antes do Mundial'2026 que põe frente a frente várias seleções nacionais.

Infantino comparou ainda a organização do campeonato do mundo à realização de três Super Bowl, diariamente durante um mês. Um desafio para os governos anfitriões, no que diz respeito à segurança e logística.

Note-se que o Mundial'2026 vai receber 48 equipas e vão ser jogados 104 jogos. Esta é a primeira vez que o evento é dividido por três países. Dos 104 jogos, 78 vão acontecer nos Estados Unidos, 13 jogos no México e no Canadá. 

A final vai ser discutida no dia 19 de julho, em Nova Jérsia, no estádio MetLife.

Leia Também: Trump expande isenção de tarifas para alguns produtos canadianos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas