Uma polícia, de 35 anos, foi detida depois de, no sábado, ter estado envolvida numa colisão mortal, em Washington, nos Estados Unidos, entre o carro que conduzia e uma mota.
Segundo o Departamento da Polícia de Richland, citado pela revista People, o acidente aconteceu por volta das 19h39 (00h39 em Lisboa) de dia 1 de março, num cruzamento em Village Parkway, Richland. A agente não estava de serviço.
A vítima, o motociclista Jhoser Sanchez, de 20 anos, morreu no hospital para onde foi transportado após a colisão.
A polícia, Sarah Clasen, esteve detida até segunda-feira, dia em que marcou presença em tribunal. Perante o juiz, afirmou que estava a voltar "para casa quando tentou fazer uma curva à esquerda" e Jhoser Sanchez aproximou-se, fazendo com que a polícia acabasse por embater no "canto direito dianteiro do veículo dele".
Numa conferência de imprensa, o Departamento da Polícia de Richland revelou que identificou "várias inconsistências" no depoimento de Sarah Clasen sobre o acidente e afirmou que a agente estava "debilitada" após a colisão, com a "fala arrastada, frases desorganizadas e olhos vidrados". Sinais que levam as autoridades a suspeitar que "estava bêbeda".
"Ela recusou fazer um teste de alcoolemia no local e também um teste de respiração preliminar, que muitas vezes são feitos na sequência da investigação", contou o Departamento da Polícia de Richland.
Será este departamento de polícia a tomar conta do caso e não a de Washington, à qual a agente pertence, "para garantir transparência e imparcialidade na investigação".
Sarah Clasen foi libertada na segunda-feira à tarde, após ter marcado presença no tribunal, e aguarda julgamento.
Ainda se aguardam também os resultados da autópsia ao corpo do jovem motociclista.
No final da conferência de imprensa, o Departamento da Polícia de Richland disse que a investigação continuará e classificou o acidente como "terrível e trágico".
"Os nossos corações estão com a família Sanchez", acrescentaram.
Leia Também: Pelo menos 10 mortos e 30 feridos em acidente rodoviário na África do Sul