"<span class="news_bold">O Fórum das Famílias dos Reféns acolhe com profunda alegria o regresso de Eliya Cohen, Tal Shoham, Omer Shem Tov, Omer Wenkert, Hicham al-Sayed e Avera Mengistu no próximo sábado", declarou o grupo num comunicado de imprensa, após Israel ter confirmado o anúncio do Hamas sobre a libertação dos reféns.
O Fórum das Famílias dos Reféns, que representa a maioria dos familiares das pessoas que foram raptadas durante o ataque do Hamas em 07 de outubro de 2023, congratulou-se com a notícia da libertação dos seis prisioneiros com vida, mas disse estar "devastado" com a notícia de que mais quatro reféns serão devolvidos mortos na quinta-feira.
O Hamas anunciou hoje que entregará a Israel na quinta-feira os corpos de quatro reféns, incluindo os de duas crianças e da sua mãe, no âmbito do acordo de cessar-fogo.
Israel confirmou ter recebido a informação da devolução dos corpos.
Os quatro corpos que serão entregues na quinta-feira incluem os de Shiri Bibas, de nacionalidade argentina, e dos seus dois filhos, Ariel e Kfir, de 5 e 2 anos.
O frágil cessar-fogo em Gaza foi estabelecido em 19 de janeiro, após cerca de 15 meses de uma guerra devastadora que causou mais de 48 mil mortos no enclave palestiniano controlado pelo Hamas desde 2007.
O conflito foi desencadeado pelo ataque do Hamas contra Israel em 07 de outubro de 2023, que fez cerca de 1.200 mortos e cerca de 250 reféns, a maioria dos quais civis.
Cada um dos reféns israelitas será trocado por 77 prisioneiros palestinianos, tal como estipulado no acordo, incluindo 47 dos 1.000 que foram libertados no chamado "acordo Shalit" de 2011 e novamente detidos algum tempo depois.
A primeira fase da trégua, que termina em 01 de março, já resultou na libertação de 19 reféns israelitas e 1.134 palestinianos presos por Israel, de um total planeado de 33 reféns e 1.900 palestinianos.
Leia Também: Família de crianças israelitas quer "confirmação irrefutável" das mortes