Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Telepatia a um passo: Enviada mensagem de cérebro para cérebro

Se pensa que a internet já quebra toda e qualquer barreira da distância, o que dizer de mensagens enviados telepaticamente? Parece imaginação mas aconteceu. Aconteceu na semana passada e permitiu o envio de uma mensagem diretamente para um cérebro a oito mil quilómetros de distância.

Notícias ao Minuto

22:30 - 01/09/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Um grupo de cientistas conseguiu aquilo que se anseia há décadas e que ainda parece uma utopia. A telepatia pode estar perto de ser realidade e os primeiros passos já foram dados. Foi enviada uma mensagem diretamente para um cérebro a oito mil quilómetros de distância, lê-se no estudo publicado na Plos One.

Enquanto uma parte dos membros desta equipa de investigação pensava numa mensagem, a outra colocava equipamentos de eletroencefalografia na cabeça de um voluntário para registar a sua atividade elétrica do cérebro.

As informações recolhidas foram de seguida analisadas por um computador que transformou as palavras em dados binários. Depois, deu-se o envio da mensagem.

Os cientistas conseguiram, assim, transmitir a palavra ‘Olá’ e ‘Adeus’ diretamente do cérebro de um voluntário situado em Thiruvananthapuram, na Índia, até o cérebro de outro que usava na cabeça equipamentos idênticos e que se encontrava em Estrasburgo, na França.

Assim que foi recebida, a mensagem foi traduzida por um computador e, através de estimulação elétrica, colocada no cérebro do destinatário, que a recebeu sob a forma de flashes de luz emitidos diretamente no canto do campo de visão . A luz apareceu em sequências que permitiram ao recetor descodificar a mensagem enviada.

Depois de alcançado o sucesso numa primeira experiência, os cientistas realizaram um teste semelhante em que os pensamentos foram transmitidos também com sucesso a partir de dois participantes, um em Espanha e outro em França.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório