Chefe do gabinete presidencial ucraniano reuniu-se o vice eleito dos EUA

O chefe do gabinete presidencial ucraniano reuniu-se com o Vice-Presidente eleito dos Estados Unidos, J.D. Vance, e com o congressista Mike Waltz, que será o conselheiro de Segurança Nacional de Donald Trump, divulgou hoje a imprensa.

Notícia

© Tom Williams/CQ-Roll Call, Inc via Getty Images

Lusa
06/12/2024 09:21 ‧ 06/12/2024 por Lusa

Mundo

Ucrânia

Segundo o jornal 'online' ucraniano Ukrainska Pravda, fontes oficiais ucranianas disseram que as reuniões aconteceram em Washington e na Florida, locais onde Andri Yermak esteve para realizar uma ronda de contactos com os assessores e conselheiros do Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, com a intenção de obter apoio para a Ucrânia.

 

Yermak, considerado o braço direito do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, é a pessoa mais influente na Administração ucraniana depois do chefe de Estado, reuniu-se também com Susie Wiles, que esteve no comando da campanha e será a chefe de gabinete de Trump quando este assumir a Casa Branca em janeiro.

Trump prometeu colocar um fim à guerra na Ucrânia o mais rápido possível especulando-se que pretenda pressionar o Governo ucraniano a desistir dos territórios atualmente ocupados pela Rússia.

Kiev procura garantir o apoio do novo Executivo norte-americano para chegar numa posição de força a estas possíveis negociações.

Os membros do futuro Governo de Trump têm-se manifestado repetidamente contra a continuação da atribuição de dinheiro para ajudar a Ucrânia, que foi invadida pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022.

Leia Também: Candidato pró-russo diz que acabará com apoio da Roménia à Ucrânia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas