Espanha. Polícia ainda não encontrou corpos em parque de centro comercial

As buscas levadas a cabo pela Unidade Militar de Emergências (UME) prosseguem, uma vez que se desconhece o número total de veículos no local.

NotíciaVídeo

© Polícia Nacional

Notícias ao Minuto
04/11/2024 11:18 ‧ 04/11/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

A Polícia Nacional confirmou, esta segunda-feira, que as equipas de resgate não encontraram vítimas mortais nos primeiros 50 veículos inspecionados no parque de estacionamento do centro comercial Bonaire, em Aldaia, na região de Valência.

 

As buscas levadas a cabo pela Unidade Militar de Emergências (UME) prosseguem, uma vez que se desconhece o número total de veículos no local, que tem uma capacidade de 2.500 lugares e ficou completamente inundado devido à passagem da DANA, noticiou a agência EFE.

As autoridades partilharam imagens de alguns dos seus elementos sentados num barco no interior do parque de estacionamento, tal como poderá verificar na galeria acima.

Recorde-se que as equipas de resgate centram-se, agora, nas garagens e parques de estacionamento subterrâneos, que continuam alagados e com carros submersos onde poderão ser encontradas pessoas dadas como desaparecidas.

"Há ainda pisos térreos ou garagens inundados, caves e parques de estacionamento que têm de ser limpos e é previsível que haja pessoas mortas nesses espaços. Quantas? Não se sabe. Por conseguinte, qualquer especulação a este respeito é isso mesmo, pura especulação", disse no domingo o ministro dos Transportes, Oscar Puente, que integra o comité de crise criado pelo Governo de Espanha por causa das consequências do temporal que atingiu o país na terça-feira passada.

O ministro explicou, numa publicação na rede social X, que o número de mortos confirmado oficialmente praticamente não aumentou nas últimas 48 horas porque as zonas de superfície, as mais acessíveis, já foram rastreadas quase na totalidade, faltando agora espaços subterrâneos.

Recorde-se que o número de mortos nas cheias em Espanha subiu para 217, segundo os balanços mais recentes das autoridades, que são ainda provisórios. 

O temporal e as inundações de terça-feira atingiram sobretudo a região de Valência, onde estão confirmados 213 mortos. Na região vizinha de Castela La Mancha, as autoridades regionais confirmaram três mortos e há uma vítima mortal na Andaluzia, no sul de Espanha, segundo o governo autonómico.

O leste de Espanha foi atingido na terça-feira por um temporal que causou, provavelmente, as maiores inundações da Europa neste século, disse no sábado o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, que reconheceu haver uma "situação trágica" na região de Valência.

Leia Também: AO MINUTO: Catalunha em alerta; Valência com acessos fechados

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas