Cidadão iraniano judeu condenado por homicídio foi executado em Teerão

O Irão executou hoje um membro da comunidade judaica do país após condenação por homicídio, anunciou o organismo Iran Human Rights (IHR), com sede na Noruega.

Notícia

© iStock

Lusa
04/11/2024 10:54 ‧ há 5 semanas por Lusa

Mundo

Irão

De acordo com a organização não-governamental, Arvin Ghahremani foi enforcado numa prisão da cidade de Kermanshah, oeste do Irão, depois de ter sido condenado por homicídio durante um desacato de rua.

 

A execução ocorre num contexto de tensões bélicas entre o Irão e Israel.

"No meio de ameaças de guerra com Israel, a República Islâmica executou Arvin Ghahremani, um cidadão iraniano judeu", declarou Mahmood Amiry-Moghaddam, diretor do IHR, acrescentando que o processo judicial ficou marcado pelo que considerou "grandes falhas".

"Arvin era judeu e o antissemitismo institucionalizado na República Islâmica desempenhou, sem dúvida, um papel crucial na execução da sentença", acrescentou Mahmood Amiry-Moghaddam

O número de membros da comunidade judaica, no passado relevante no Irão, país dominado por muçulmanos xiitas, diminuiu desde a revolução islâmica de 1979, mas continua a ser a maior do Médio Oriente fora de Israel.

Embora tenham sido executados iranianos judeus no rescaldo da revolução de 1979, a execução de um iraniano judeu não tem precedentes nos últimos anos.

A mãe do condenado, Sonia Saadati, tinha pedido para que a vida do filho fosse poupada.

A família de Arvin pediu aos familiares da vítima que aceitassem a retribuição ('qesas') ao abrigo da lei islâmica iraniana.

O portal do aparelho judiciário iraniano confirmou a execução de Ghahremani, afirmando que a família da vítima "recusou dar o consentimento" a um acordo.

Leia Também: Irão condena "presença desestabilizadora" dos Estados Unidos

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas