Botox em 'ratinhos' deteve crescimento de tumores

Uma experiência levada a cabo em ratos de laboratório sugere que o uso de botox ajudou a parar o crescimento de tumores, podendo ?facilitar? um tratamento que recorra, por exemplo, à quimioterapia.

Botox em 'ratinhos' deteve crescimento de tumores

© Reuters

Notícias Ao Minuto
21/08/2014 22:26 ‧ 21/08/2014 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Investigação

Injeções de botox em ratos de laboratório tiveram um resultado surpreendente: abrandou o crescimento de tumores no estômago, conta a BBC.

Esta pesquisa observou o papel de um nervo no cancro de estômago. Normalmente, o botox é usado para relaxar músculos, o que tem como resultado o ‘alisamento’ de linhas de expressão, diminuindo sinais da idade, daí que seja uma técnica usada na cosmética.

A aplicação de botox que foi levada a cabo em ratos de laboratório sugere, assim, que desativar nervos pode deter o crescimento dos tumores, deixando-os mais vulneráveis a um tratamento como a quimioterapia.

As conclusões da equipa de investigadores da universidade de Columbia e da universidade norueguesa de Ciência e Tecnologia de Trondheim foram publicadas na revista médica Science Translational Medicine.

À BBC, Timothy Wang, da equipa de investigação, explicou que, "pelo menos na fase inicial, ao afetar o nervo, o tumor fica muito mais recetivo à quimioterapia. Ou seja, não vemos isto como uma cura mas sim como uma forma de tornar os tratamentos atuais e futuros mais eficazes”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas