Meteorologia

  • 15 OCTOBER 2024
Tempo
20º
MIN 18º MÁX 21º

Exército russo reivindica captura de nova aldeia no leste ucraniano

O exército russo reivindicou hoje a tomada de uma nova aldeia na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, perto da cidade estratégica de Pokrovsk, em direção à qual as suas tropas têm avançado rapidamente nas últimas semanas.

Exército russo reivindica captura de nova aldeia no leste ucraniano
Notícias ao Minuto

12:48 - 09/09/24 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

Num comunicado, o Ministério da Defesa russo afirmou que os seus soldados capturaram a aldeia de Memryk, a cerca de 20 quilómetros de Pokrovsk e a menos de cinco da cidade de Selydové.

 

Também hoje, o exército ucraniano indicou ter repelido 93 ataques russos nas últimas 24 horas em Pokrovsk, Toretsk e Kurajove, na região de Donetsk.

Segundo um comunicado do Estado-Maior ucraniano, Pokrovsk continua a ser a zona mais problemática da frente de combate, onde as forças russas estão a concentrar a sua maior atividade.

O Centro de Estratégias de Defesa de Kiev, uma instituição ucraniana que informa diariamente sobre os avanços na guerra, indicou que a Rússia está a tentar cercar o contingente ucraniano que permanece a leste do rio Vovcha, no eixo de Pokrovsk.

"Apesar das declarações do comandante-chefe das forças armadas da Ucrânia sobre estarem a deter os avanços inimigos na direção de Pokrovsk, não se observa qualquer pausa real", referiu o último relatório do Centro, que atribui a redução do ritmo do avanço russo em algumas zonas às tentativas russas de expulsar as forças ucranianas das margens do rio Vovcha.

No domingo, o exército russo já tinha declarado que tinha tomado o controlo de outra cidade da região, Novogrodivka.

Pokrovsk, um importante centro logístico para o exército ucraniano, é alvo, há várias semanas, de tropas russas com números e armas superiores.

A Ucrânia, que está a passar por dificuldades no Leste, lançou um grande ataque na região russa de Kursk a 06 de agosto, capturando várias centenas de quilómetros quadrados, segundo Kiev.

Kiev esperava forçar Moscovo a reposicionar as suas tropas na região de Donetsk e, assim, abrandar o seu avanço, mas, por enquanto, os soldados russos continuam a avançar.

Na semana passada, o Presidente russo, Vladimir Putin, reiterou que a conquista do Donbass, a bacia industrial ucraniana que inclui a região de Donetsk, era a sua "prioridade número um".

Leia Também: Forças ucranianas repelem quase uma centena de ataques russos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório