Défice fiscal do Brasil sobe para 10,02% do PIB

O défice das contas públicas do Brasil até julho subiu para 1,1 biliões de reais (180,3 mil milhões de euros), montante equivalente a 10,02% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, informou hoje o Banco Central brasileiro.

Notícia

© Lusa

Lusa
30/08/2024 16:59 ‧ 30/08/2024 por Lusa

Mundo

Brasil

Num comunicado, banco indicou que o resultado nominal do setor público consolidado do Brasil, que inclui o resultado primário e os juros nominais, em doze meses alcançou 1,12 biliões de reais (180,3 mil milhões de euros ou 10,02% do PIB), perate o défice de 1,10 biliões de reais (176 mil milhões de euros ou 9,92% do PIB), acumulado até junho de 2024.

 

O Banco Central brasileiro destacou que o resultado primário do setor público consolidado foi deficitário em 21,3 mil milhões de reais (3,4 mil milhões de euros) somente em julho, ante défice de 35,8 mil milhões de reais (5,7 mil milhões de euros) no mesmo mês de 2023.

O Governo Central, os governos regionais e as empresas estatais do Brasil registaram défices respetivos de 8,6 mil milhões de reais (1,4 mil milhões de euros), 11 mil milhões de reais (1,7 mil milhões de euros), e 1,7 mil milhões de reais (272 milhões de euros) em julho passado, segundo o órgão emissor.

Em doze meses, o setor público consolidado brasileiro acumulou défice de 257,7 mil milhões de reais (41,2 mil milhões de euros), equivalente a 2,29% do PIB.

A dívida pública do país sul-americano aumentou para 78,5% do PIB. O Banco Central atribuiu a deterioração da dívida pública ao aumento dos juros, à emissão de dívida pública, à desvalorização do real frente ao dólar e à desaceleração da economia.

O défice fiscal e a dívida pública apresentam trajetória ascendente desde o início de 2023, coincidindo com o início do mandato do Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

A economia do Brasil deverá crescer 2,5% em 2024, segundo as últimas previsões do Governo, depois de ter crescido 2,9% em 2023.

Leia Também: Desemprego no Brasil cai para 6,8% em julho, menor taxa desde 2014

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas