Meteorologia

  • 23 JULHO 2024
Tempo
31º
MIN 23º MÁX 38º

Golpe de Estado? "A Bolívia não pode voltar a cair nessa armadilha"

O Presidente brasileiro, Lula da Silva afirmou hoje que a Bolívia não pode cair novamente na armadilha do golpe de Estado, numa referência ao ataque ocorrido em 26 de junho na sede presidencial em La Paz.

Golpe de Estado? "A Bolívia não pode voltar a cair nessa armadilha"
Notícias ao Minuto

07:27 - 10/07/24 por Lusa

Mundo Lula da Silva

Lula da Silva encontra-se em território boliviano no âmbito de uma visita oficial de dois dias, durante a qual reuniu-se com o seu homólogo boliviano, Luis Arce, para assinar acordos de integração bilateral.

"A Bolívia não pode voltar a cair nessa armadilha. Não podemos tolerar devaneios autoritários e golpismo. Em todo o mundo, a desunião das forças democráticas só tem servido à extrema-direita", frisou.

Militares sob o comando do comandante do exército deposto Juan José Zuñiga tomaram o poder executivo em La Paz por algumas horas em 26 de junho.

Após um confronto com o presidente boliviano, Zuñiga se retirou com tanques e soldados. Horas depois, foi detido e encontra-se atualmente numa prisão no centro do país.

O Presidente brasileiro disse que a sua visita não significa apenas o regresso de uma amizade, mas também representa "a comunhão de dois países cujas trajetórias têm paralelos importantes".

"Minha vinda simboliza mais que a retomada de uma relação de amizade. Ela representa também a comunhão dos dois países, cuja trajetória tem importantes paralelos. Assim como no Brasil, a democracia boliviana prevaleceu", disse.

Leia Também: Lula pede que resultados das eleições na Venezuela sejam "reconhecidos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório