Meteorologia

  • 17 JULHO 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 29º

Estes são os países onde mais se bebe álcool. Onde se insere Portugal?

O nosso país enquadra-se numa categoria simpática.

Estes são os países onde mais se bebe álcool. Onde se insere Portugal?
Notícias ao Minuto

10:11 - 25/06/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Bebidas alcoólicas

Um estudo publicado pela revista cientifica 'Addiction' identificou seis padrões de consumo de álcool na Europa.

A conclusão da investigação acontece após a análise a dados de consumos recolhidos entre 2000 e 2019 e sugere que  o consumo desta substância ocorre em grupos estáveis e específicos de bebidas que parecem ser parcialmente determinados pela geografia.

Os distintos padrões de consumo estão "profundamente enraizados na cultura" pelo que "são difíceis de mudar", defende Jürgen Rehm, coautor do estudo.

Segundo o mesmo, concluiu-se que os padrões de consumo estão relacionados com as taxas de mortalidade de doenças registadas nesses países. 

Eis os padrões de consumo registados em 2019:

Países apreciadores de vinho. Esta categoria caracteriza-se pelo maior consumo de vinho e menor ingestão de bebidas como licores e cerveja. Estes são os países onde se regista um menor consumo de álcool. São eles: França, Grécia, Itália, Portugal e Suécia.

Países que bebem muita cerveja (e poucas bebidas espirituosas). Aqui encontramos a Áustria, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Noruega, Eslovénia e Espanha. As pessoas destas nacionalidades tendem a beber mais quando se deslocam para um país estrangeiro.

Países que bebem muita cerveja (e em momentos específicos). Caracteriza-se por serem países onde se consome muita cerveja e onde existe uma grande prevalência do consumo de álcool em episódios específicos, ou seja, quando bebem, bebem muito. Croácia, República Checa, Hungria, Polónia, Roménia e Eslováquia são países que encaixam nesta categoria.

Países que bebem muito álcool. São países que se caracterizam pelo alto consumo de bebidas espirituais e um alto consumo de cerveja. São países que registam, em geral, uma maior consumo de álcool. Falamos da Estónia, Letónia e Lituânia.

Países que têm uma elevada taxa de consumo de álcool e também uma elevada taxa de pessoas que não bebem. São os casos da Ucrânia, Bulgária e Chipre.

Países com elevada prevalência e excessivo consumo de álcool. Finlândia, Islândia, Irlanda, Luxemburgo e Malta. 

Leia Também: Se vai consumir esta proteína saudável, evite beber vinho à refeição

Recomendados para si

;
Campo obrigatório