Meteorologia

  • 20 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 20º MÁX 28º

Biden condena violência junto de sinagoga em Los Angeles

O presidente norte-americano, Joe Biden, condenou hoje atos de violência ocorridos no domingo junto de uma sinagoga em Los Angeles, nos Estados Unidos, que resultaram numa detenção.

Biden condena violência junto de sinagoga em Los Angeles
Notícias ao Minuto

18:59 - 24/06/24 por Lusa

Mundo Médio Oriente

Os confrontos entre apoiantes palestinianos e contramanifestantes aconteceram em frente da sinagoga Adas Torá, no bairro predominantemente judeu de Pico-Robertson, e a polícia foi chamada para dispersar as concentrações.

"Estou chocado com as cenas ao redor da sinagoga Adas Torá em Los Angeles", disse Biden na rede X, acrescentando: "Intimidar fiéis judeus é perigoso, sem escrúpulos, antissemita e antiamericano".

Em comunicado, a autarca de Los Angeles, Karen Bass, considerou a violência "abominável" e que bloquear o acesso a um local de culto era inaceitável.

Bass indicou que pediu ao Departamento de Polícia de Los Angeles que dedicasse patrulhas adicionais em Pico-Robertson e fora dos locais de culto em toda a cidade.

A vereadora Katy Yaroslavsky, que representa a área, classificou a violência como um ato antissemita e disse que era preocupante ter acontecido "em frente de uma sinagoga no coração da comunidade judaica de Los Angeles".

"Todos têm o direito de protestar e todos também têm o direito de estar protegidos do medo e da violência", defendeu Yaroslavsky em comunicado.

Os protestos têm como pano de fundo a guerra na Faixa de Gaza, iniciada com o ataque sem precedentes que o grupo islamita palestiniano Hamas realizou em solo israelita em 07 de outubro de 2023, deixando quase 1.200 mortos e levando mais de 200 reféns.

Este ataque desencadeou o atual conflito no território palestiniano, onde uma ofensiva em grande escala de Israel já provocou mais de 37 mil mortos, na maioria civis, um desastre humanitário e desestabilizou toda a região.

Leia Também: Tribunal israelita prolonga detenção de jornalista palestiniana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório