Meteorologia

  • 14 JULHO 2024
Tempo
26º
MIN 15º MÁX 26º

Netanyahu reitera que EUA estão a reter armas, dias após Washington negar

O primeiro-ministro israelita disse hoje ao seu Gabinete que houve uma "queda dramática" nas entregas de armas dos Estados Unidos (EUA) para a guerra em Gaza, repetindo uma anterior declaração negada pelos Estados Unidos.

Netanyahu reitera que EUA estão a reter armas, dias após Washington negar
Notícias ao Minuto

12:38 - 23/06/24 por Lusa

Mundo Médio Oriente

Benjamin Netanyahu disse ao seu Gabinete que a entrega ocorreu há quatro meses, sem especificar o tipo de armas, dizendo apenas que "certos itens chegaram esporadicamente, mas as munições em geral ficaram para trás", segundo avança a agência de notícias Associated Press (AP).

Esta questão mostra como surgiram as tensões entre os dois aliados por causa da guerra em Gaza, particularmente em torno da conduta dos militares israelitas no território sitiado e das mortes de civis.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, adiou a entrega de algum material militar pesado, desde maio, mas a sua administração reagiu na semana passada às acusações de Netanyahu de que outras remessas também tinham sido afetadas.

Netanyahu disse ao Gabinete que foi levado a divulgar um vídeo em inglês na semana passada, após semanas de apelos infrutíferos às autoridades norte-americanas para acelerar as entregas.

"À luz do que ouvi no último dia, espero e acredito que este assunto será resolvido em breve", disse então o primeiro-ministro israelita, sem dar mais detalhes.

O vídeo de Netanyahu na semana passada gerou alvoroço entre os críticos em Israel e foi recebido com perplexidade pela Casa Branca.

O conflito em curso na Faixa de Gaza foi desencadeado pelo ataque do grupo islamita palestiniano Hamas em solo israelita a 07 de outubro de 2023, que causou cerca de 1.200 mortos e duas centenas de reféns, segundo as autoridades israelitas.

Desde então, Telavive lançou uma ofensiva na Faixa de Gaza que até ao momento provocou mais de 37 mil mortos e mais de 85 mil feridos, de acordo com as autoridades do enclave palestiniano, controladas pelo Hamas desde 2007.

Leia Também: Soldados israelitas amarram palestiniano a veículo militar e arrastam-no

Recomendados para si

;
Campo obrigatório