Procurar

"Pare de usar linguagem ofensiva". Papa alertado por estudante filipino

Face às notícias que têm dado conta dos termos usados por Francisco para se referir à comunidade LBGTQ+, o jovem alertou que os insultos proferidos "causam imensa dor".

"Pare de usar linguagem ofensiva". Papa alertado por estudante filipino

© YouTube/Universidade Loyola de Chicago

Notícias ao Minuto
21/06/2024 11:26 ‧ há 1 ano por Notícias ao Minuto

O Papa Francisco foi alertado por um estudante filipino para parar de "usar termos ofensivos" para se referir à comunidade LGBTQ+, durante um painel com outros alunos universitários, na quinta-feira.

Jack Lorenz Acebedo Rivera, aluno da Universidade Ateneu de Manila, foi um dos estudantes que participou no fórum online promovido pela Universidade Loyola de Chicago, que contou com a presença do sumo pontífice.

Face às notícias que têm dado conta dos termos usados pelo Papa para se referir à comunidade LBGTQ+, o jovem alertou que os insultos proferidos "causam imensa dor", tendo apelado a que Francisco "pare de usar linguagem ofensiva".

"Fui excluído e intimidado devido à minha bissexualidade, à minha homossexualidade, à minha identidade e por ser filho de um pai solteiro", lamentou o aluno, citado pela BBC.

Jack, que usava uma faixa com um arco-íris, símbolo associado à comunidade LGBTQ+, pediu ainda ao Santo Padre para que "permitisse o divórcio nas Filipinas".

É que, recorde-se, as Filipinas são o único país do mundo onde o divórcio é ilegal, além do Vaticano, em grande parte devido à influência da Igreja Católica.

Ainda que Francisco não tenha respondido diretamente às afirmações do aluno, aconselhou-o a diferenciar o amor verdadeiro do falso. "Escolha sempre o amor verdadeiro", disse.

Saliente-se que o Papa tem estado ‘nas bocas do mundo’, depois de ter considerado que "há demasiada paneleirice" em certos seminários. Contudo, e mesmo após ter pedido desculpa, o Sumo Pontífice voltou a usar a expressão durante um encontro de sacerdotes, na semana passada.

Leia Também: Milhares de pessoas na parada gay em Roma (com Papa Francisco na 'mira')

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10