Meteorologia

  • 14 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 26º

Caraíbas. Tubarão de pontas brancas marcado pela 1.ª vez por cientistas

Um tubarão de pontas brancas fêmea de 2,5 metros, espécie criticamente ameaçada e em perigo de extinção, foi marcado pela primeira vez por cientistas, na ilha colombiana de San Andrés, para identificar a rota deste animal nas Caraíbas.

Caraíbas. Tubarão de pontas brancas marcado pela 1.ª vez por cientistas
Notícias ao Minuto

06:34 - 21/06/24 por Lusa

Mundo Caraíbas

A Corporação para o Desenvolvimento Sustentável do Arquipélago de San Andrés e Providencia (Coralina) realizou uma marcação por satélite, que permitirá localizar o tubarão quando estiver novamente próximo à superfície.

A iniciativa decorreu após o animal ter sido avistado durante uma operação de conservação e monitorização de diferentes espécies que circundam o arquipélago.

"É importante protegê-las [as espécies de ponta-branca] e saber onde estão, para onde vão e como é o seu ambiente para depois saber que medidas tomar para a sua conservação" e controlo da espécie, frisou Cardeñosa, biólogo especialista de tubarões.

Cardeñosa acrescentou que foram detetados e marcados outros dois tubarões, que foram capturados a caminho do continente.

O biólogo explicou que é necessário saber para onde vão os tubarões porque "através das suas migrações irão encontrar perigos" e é importante identificá-los para "ver o que pode ser feito para a sua conservação", já que esta espécie é migratória e "atravessa barreiras geográficas constantemente".

Embora a caça ou pesca de tubarões de pontas brancas seja proibida porque estão protegidos, esta espécie ainda está exposta a perigos que ameaçam a sua existência, acrescentou o especialista.

O trabalho das autoridades ambientais do arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina começou em 2022, embora seja a primeira vez que monitorizam um exemplar desta espécie.

Durante esta semana, as sessões de marcação vão continuar de forma a ter "o maior número de espécies marcadas e monitorizadas".

Leia Também: Aterrador! Tubarão filmado a nadar rumo a areal de praia espanhola

Recomendados para si

;
Campo obrigatório