Meteorologia

  • 21 JULHO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 26º

Novo secretário-geral? "Nada mudará na NATO com entrada de nova pessoa"

As palavras são do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, a propósito da entrada de um novo secretário-geral da NATO.

Novo secretário-geral? "Nada mudará na NATO com entrada de nova pessoa"
Notícias ao Minuto

12:33 - 19/06/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Maria Zakharova

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, afirmou, esta quarta-feira, que a nomeação de um novo secretário-geral da NATO não vai alterar as políticas internas da Aliança do Atlântico Norte (NATO).

"Nada mudará na NATO com a entrada de uma nova pessoa. Nenhum documento doutrinário será alterado", afirmou a diplomata à Rádio Sputnik, comentando as notícias recente que dão conta da mudança do secretário-geral e possíveis alterações na política do bloco. 

Segundo o que sugere Maria Zakharova, o secretário-geral da NATO é meramente "nominal em termos da sua influência política".

Recorde-se que o mandato do norueguês Jens Stoltenberg termina a 1 de outubro e os 32 Estados membros da NATO devem escolher o seu sucessor por consenso. Para além a candidatura do primeiro-ministro neerlandês cessante Mark Rutte, que Stoltenberg já disse apoiar, o presidente romeno Klaus Iohannis também se candidatou ao cargo.

Por sua vez, o Nederlandse Omroep Stichting (NOS) noticiou a 18 de junho, citando fontes, que Rutte será o novo secretário-geral da NATO. Segundo essas fontes, o presidente romeno Klaus Iohannis, único rival de Rutte, retirará a sua candidatura num futuro próximo.

Leia Também: Acordo entre Coreia do Norte e Rússia prevê ajuda mútua em caso de ataque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório