Meteorologia

  • 19 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 19º MÁX 31º

Coreia do Norte e Rússia assinam tratado de parceria estratégica global

Os líderes da Rússia e da Coreia do Norte assinaram hoje um acordo de parceria estratégica em Pyongyang, noticiaram as agências noticiosas russas.

Coreia do Norte e Rússia assinam tratado de parceria estratégica global
Notícias ao Minuto

09:45 - 19/06/24 por Lusa

Mundo Diplomacia

O acordo, cujo conteúdo não foi divulgado, foi assinado no âmbito da visita de dois dias que o Presidente russo, Vladimir Putin, está a efetuar a Pyongyang a convite do líder norte-coreano, Kim Jong-un.

O Ocidente receia um reforço da cooperação militar entre Moscovo e Pyongyang, que, segundo os Estados Unidos, já fornece munições e mísseis ao exército russo para a guerra contra a Ucrânia.

A porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, descreveu a reação ocidental à visita de Putin como histérica e convulsiva, que atribuiu ao "ódio histórico" dos Estados Unidos pela República Popular Democrática da Coreia (nome oficial da Coreia do Norte).

"Tudo o que a Rússia fizer na região Ásia-Pacífico, e os Estados Unidos chamam-lhe região Indo-Pacífico porque precisam de reescrever os mapas geopolíticos, causará histeria em Washington, Londres e na NATO como um todo", afirmou.

"Tudo o que fazemos provoca esta reação monstruosa dos democratizadores estrangeiros", declarou Zakharova à rádio russa Sputnik, segundo a agência noticiosa oficial TASS.

De acordo com os 'media' russos, citados pela agência francesa AFP, as conversações diretas entre Kim e Putin duraram cerca de duas horas e foram precedidas de negociações prolongadas.

O conselheiro diplomático do Kremlin (presidência), Yuri Ushakov, disse à imprensa russa que acompanha a delegação presidencial à Coreia do Norte que Putin e Kim trocaram presentes.

Segundo Ushakov, Putin ofereceu a Kim um segundo Aurus, um automóvel de luxo de fabrico russo - o primeiro tinha sido oferecido na visita do líder norte-coreano a Moscovo em 2023 -, bem como um serviço de chá.

Quanto aos presentes oferecidos ao Presidente da Rússia, Ushakov disse que Putin recebeu obras de arte que o representam, segundo a agência TASS.

Ushakov descreveu os presentes oferecidos por Kim como "belas prendas", de acordo com a AFP.

"Há várias variações de imagens, todas muito artísticas, incluindo bustos", disse.

Ushakov tinha dito na segunda-feira que o tratado assinado hoje substitui os que foram celebrados entre Moscovo e Pyongyang em 1961, 2000 e 2001.

O documento terá em conta "todos os princípios universais do direito internacional, não terá um caráter de confronto, não será dirigido contra nenhum país e terá como objetivo garantir uma maior estabilidade na região do nordeste asiático", acrescentou.

[Notícia atualizada às 10h23]

Leia Também: Vladimir Putin "aprecia apoio" da Coreia do Norte à política da Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório