Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 22º

Sudão. Autoridades enviam queixas contra RSF a tribunais internacionais

O presidente do Conselho de Transição e chefe do Exército do Sudão anunciou hoje a criação de um comité para apresentar nos tribunais internacionais as queixas contra as Forças de Apoio Rápido (RSF) e os países que as apoiam.

Sudão. Autoridades enviam queixas contra RSF a tribunais internacionais
Notícias ao Minuto

19:13 - 11/06/24 por Lusa

Mundo Sudão

Abdel Fattah al-Burhane afirmou que este comité, que será dirigido pelo Ministério da Justiça sudanês, tratará das queixas contra as RSF, os seus dirigentes e os países que as apoiam "perante as autoridades competentes, incluindo os tribunais e as organizações regionais e internacionais", escreve a agência espanhola de notícias, citando a sua congénere estatal sudanesa, a SUNA.

Esta agência precisou que este órgão será igualmente composto por membros do Ministério Público, do Ministério da Defesa, da Polícia, do Ministério das Finanças, dos Serviços de Inteligência e do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Cartum acusou repetidamente no passado as autoridades dos Emirados Árabes Unidos (EAU) de concederem ajuda militar e financeira às RSF - atualmente declarada organização terrorista - através do Chade, queixando-se também que o Reino Unido bloqueia as suas queixas junto do Conselho de Segurança da ONU.

De acordo com dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), os combates já deixaram perto de dez milhões de pessoas deslocadas internamente num país com cerca de 50 milhões de habitantes.

Desde abril de 2023, o Sudão é palco de uma guerra que opõe o exército, liderado pelo general Abdel Fattah al-Burhane, às RSF paramilitares do general Mohamed Hamdane Daglo.

Leia Também: Sudão. TPI "extremamente preocupado" com situação no Darfur

Recomendados para si

;
Campo obrigatório