Meteorologia

  • 20 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 22º

Vídeo mostra avião a aterrar junto a outro que descolava em Mumbai

Estiveram na pista ao mesmo tempo e a pouco mais de 500 metros de distância.

Notícias ao Minuto

15:02 - 11/06/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Vídeo

Um vídeo, que se tornou viral, mostra o momento em que dois aviões ficaram muito próximos um do outro, na pista do aeroporto de Mumbai, na Índia, no último sábado. Enquanto um avião pousava, o outro descolava, num caso que está a ser investigado.

A Direção Geral de Aviação Civil (DGAC) da Índia pronunciou-se para informar que abriu uma investigação ao sucedido e revelou ainda que também afastou o controlador aéreo envolvido.

Em causa está um Airbus A320neo da Air India, que descolava de Mumbai, ao mesmo tempo que outro Airbus A320neo, da IndiGO, aterrava.

Segundo dados do FlightRadar24, citados pela imprensa internacional, as aeronaves chegaram a ficar a apenas 509 metros uma da outra. É de realçar que o caso poderia ter gerado uma colisão, sobretudo se a aeronave da frente necessitasse de interromper a descolagem.

Ambas as companhias aéreas alegaram que as ações tinham sido autorizadas pelo controlo de tráfego aéreo, tendo a Air India aberto uma investigação interna.

Por outro lado, a Associação de Controladores de Tráfego Aéreo da Índia defendeu que não havia "risco" para a segurança e que os controladores estão autorizados a permitir duas aterragens e duas descolagens a cada três minutos naquele aeroporto - tempo este que pode ser reduzido se estiver bom tempo - o que indica que a ação terá estado em conformidade com os procedimentos em vigor.

Veja o vídeo em questão na galeria acima.

Leia Também: "Não tem ritmo?". Biden congela em atuação musical e momento já é viral

Recomendados para si

;
Campo obrigatório