Meteorologia

  • 22 JUNHO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 27º

Ucrânia. EUA e Polónia lançam grupo para apoio no "espaço da informação"

Os Estados Unidos e a Polónia lançaram hoje conjuntamente um novo Grupo de Comunicações da Ucrânia (UCG), com sede em Varsóvia, para apoiar Kyiv "contra a agressão da Rússia no espaço da informação".

Ucrânia. EUA e Polónia lançam grupo para apoio no "espaço da informação"
Notícias ao Minuto

16:36 - 10/06/24 por Lusa

Mundo Ucrânia

Segundo uma nota divulgada pelo Departamento de Estado, o UCG pretende reunir parceiros governamentais "para coordenar mensagens, promover relatórios precisos sobre a invasão russa em grande escala, dar voz aos ucranianos e expor a manipulação de informação do Kremlin".

Os representantes dos países participantes "começarão a colaborar pessoalmente para apoiar a independência, a soberania e a integridade territorial da Ucrânia", combatendo a desinformação e apoiando as informações baseadas em factos, refere o texto.

"O Kremlin recorre repetidamente a mentiras e à manipulação para vender falsos pretextos para a sua invasão injustificável, ofuscar os seus objetivos de guerra e tentar fraturar a solidariedade mundial com o povo ucraniano", prossegue a nota, precisando que o "UCG foi concebido para combater estas narrativas enganosas".

A Ucrânia enfrenta atualmente uma nova ofensiva da Rússia, que invadiu o país em fevereiro de 2022, depois de ter fracassado uma contraofensiva lançada por Kyiv no verão passado.

Leia Também: Ucrânia afirma que danificou hoje três sistemas de defesa terra-ar russos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório