Meteorologia

  • 22 JUNHO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 27º

Ucrânia afirma que danificou hoje três sistemas de defesa terra-ar russos

Os ataques atingiram um sistema S-400 em Dzhankoi e dois sistemas S-300 menos avançados perto de Yevpatoriya e Chornomorske, revelou o Estado-Maior da Ucrânia.

Ucrânia afirma que danificou hoje três sistemas de defesa terra-ar russos
Notícias ao Minuto

16:04 - 10/06/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra

A Ucrânia afirmou que danificou três sistemas de defesa terra-ar russos, durante a noite desta segunda-feira, em ataques com mísseis na península da Crimeia, ocupada por Moscovo.

De acordo com o Estado-Maior da Ucrânia, citado pela Reuters, os ataques atingiram um sistema S-400 em Dzhankoi e dois sistemas S-300 menos avançados perto de Yevpatoriya e Chornomorske, resultando em "perdas significativas" para as defesas aéreas russas.

Por sua vez, canais locais no Telegram relataram explosões perto de Dzhankoi e Yevpatoriya.

A Reuters não pôde verificar de forma independente a declaração. Não houve comentários imediatos do Ministério da Defesa russo. 

Recorde-se que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou aos países aliados de Kyiv, no início do mês, para que autorizem "total margem de manobra na utilização das armas que lhes foram fornecidas".

Para Zelensky não se pode proteger "regiões como Kharkiv sem atacar diretamente os locais a partir dos quais as forças russas lançam bombardeamentos".

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deu o aval, tal como a Alemanha, que no quadro do bloco europeu se mostrou reticente, numa primeira fase.

Leia Também: Cerca de 90 países e organizações vão participar em cimeira da paz na Suíça

Recomendados para si

;
Campo obrigatório