Meteorologia

  • 05 OCTOBER 2024
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 25º

ONU prolonga pela última vez mandato da missão no Iraque

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou hoje por unanimidade o último mandato da missão de assistência da ONU no Iraque (UNAMI), que se prolongará até 31 de dezembro de 2025.

ONU prolonga pela última vez mandato da missão no Iraque
Notícias ao Minuto

16:38 - 31/05/24 por Lusa

Mundo Iraque

A UNAMI (na sigla em inglês) foi criada em 2003 pela resolução 1500 do Conselho de Segurança, a pedido do Governo iraquiano, e atua como agente político especial para facilitar o diálogo político inclusivo, a reconciliação nacional, as eleições e os processos de reforma judicial no país.

No início de maio, o primeiro-ministro do Iraque, Mohamed Shia Al Sudani, pediu ao secretário-geral da ONU, António Guterres, para que não prorrogasse o mandato da UNAMI para além da data acordada.

O Governo iraquiano entende que a UNAMI cumpriu uma das suas missões fundamentais, a de conselheiro político, e especulou sobre a possibilidade de substituir o organismo por uma estrutura menos influente.

Numa carta enviada anteriormente, Al Sudani tinha pedido à UNAMI para que, durante o tempo que permanecesse no Iraque, limitasse a sua missão em áreas específicas, como a reforma económica, desenvolvimento sustentável, alterações climáticas.

A missão, que conta atualmente com 648 funcionários (251 internacionais e 397 nacionais), foi criada na sequência da invasão norte-americana do Iraque em 2003.

Leia Também: "Tragédia". Paquistão, Venezuela, Índia e Iraque lamentam morte de Raisi

Recomendados para si

;
Campo obrigatório