Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 20º MÁX 38º

Ruído. Promotora de concertos da Taylor pode ser multada em Madrid

A polícia e a Câmara Municipal vão efetuar medições de ruído durante o concerto de Taylor Swift e, em caso de incumprimento, serão aplicadas multas que podem ir até 20.000 euros.

Ruído. Promotora de concertos da Taylor pode ser multada em Madrid
Notícias ao Minuto

18:55 - 29/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Todos os concertos que se realizarem no estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, Espanha, e que ultrapassaram os limites de ruído, serão objeto de sanções.

Noticia o El País que o anúncio foi feito por Borja Carabante, Delegado do Planeamento Urbano, algumas horas antes do início do primeiro dos dois concertos de Taylor Swift.

As sanções serão aplicadas aos promotores porque são eles que solicitam as autorizações. No entanto, Carabante advertiu que o Real Madrid, como proprietário, não pode ficar "alheio" aos problemas de convivência que o ruído está a gerar no bairro de Chamartín.

As sanções vão de 600 a 300.000 euros, em conformidade com o artigo 62 do decreto relativo à proteção contra a poluição sonora. O Departamento de Urbanismo especificou que as sanções a propor como "muito graves" vão até 20.000 euros. Contudo, frisa o mesmo meio, parece pouco em comparação com os rendimentos dos artistas: por exemplo, a Forbes estimou que Taylor Swift ganha entre 10 e 13 milhões de dólares por cada concerto da The Eras Tour.

Desde que o recém-reformado estádio começou a programar espetáculos musicais, há um mês, foram realizados cinco concertos. De acordo com Carabante, todos eles foram objeto reclamações por não respeitarem os níveis de ruído estabelecidos nos regulamentos. De acordo com a Portaria de Proteção contra a Poluição Sonora, o nível máximo permitido de emissões para o exterior durante a noite (das 19h00 às 23h00) não pode exceder 58 decibéis (dB).

Com duas datas de concertos da estrela americana Taylor Swift - a 29 e 30 de maio -, as autoridades vão estar vigilantes. A Polícia Municipal e a Direção-Geral da Sustentabilidade vão efetuar medições esta quarta-feira para verificar se os limites de ruído são "respeitados". Caso contrário, serão aplicadas sanções.

Leia Também: "Deixei o coração em Lisboa. Fizeram-me sentir em casa", diz Taylor Swift

Recomendados para si

;
Campo obrigatório