Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 24º

"F-16 são para utilizar pela Ucrânia no território da Ucrânia"

O primeiro-ministro da Bélgica, Alexander De Croo, esclareceu hoje que os 30 caças F-16 que o país vai disponibilizar à Ucrânia até 2028 só podem ser utilizados para os ucranianos defenderem o seu território.

"F-16 são para utilizar pela Ucrânia no território da Ucrânia"
Notícias ao Minuto

11:28 - 28/05/24 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Está tudo muito claro no acordo que assinámos, os caças F-16 são para utilizar pelas forças de defesa da Ucrânia para utilizar no território da Ucrânia", disse Alexander De Croo, em conferência de imprensa conjunta com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Bruxelas.

Alexander De Croo defendeu que os ucranianos "precisam das ferramentas certas para defender a população contra a agressão brutal" perpetrada pela Rússia nos últimos dois anos.

Mas advogou que os países que apoiam a Ucrânia têm de ir mais longe, numa altura em que as tropas russas estão a reocupar posições na região de Kharkiv, que a Ucrânia tinha conseguido reconquistar em setembro de 2022.

"Tem de ser feito mais, melhor de uma maneira mais célere", referiu, apontando para a aprovação do 14.º pacote de sanções contra Moscovo ainda durante a presidência belga do Conselho da União Europeia (UE), até 30 de junho.

O primeiro-ministro belga acrescentou que apesar de o primeiro F-16 só chegar no final do ano, até lá a Bélgica vai auxiliar o país com a instrução de pilotos e mecânicos.

Leia Também: "Estamos felizes com entrega dos F-16. Vão permitir-nos ser mais fortes"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório