Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Zelensky já está em Espanha. Chegará a Portugal amanhã à tarde

O presidente ucraniano cumpriu a agenda e aterrou em Espanha na manhã desta segunda-feira. Amanhã deverá jantar com Marcelo, em Belém.

Notícias ao Minuto

10:55 - 27/05/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Espanha

É oficial. Depois de um adiamento, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, aterrou, esta segunda-feira, em Madrid, Espanha, cumprindo a visita programada. É ainda esperado que visite Portugal, na terça-feira, onde deverá aterrar durante a tarde. 

O avião que transportou Zelensky até Espanha aterrou no Aeroporto de Madrid Adolfo Suarez-Barajas, onde foi recebido pelo primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e pelo rei Felipe VI, naquele que é um gesto muito raro para com um chefe de Estado estrangeiro, tal como destaca a imprensa espanhola. 

A visita, que estava inicialmente prevista para 17 de maio mas que teve de ser cancelada devido à ofensiva russa, só foi oficialmente confirmada ao início da noite pelo Palácio Moncloa por razões de segurança.

De notar que, na altura em que estava programada a primeira visita a Espanha, esteve igualmente prevista a visita do presidente ucraniano a Portugal. Sábado, durante uma visita à sede do Banco Alimentar Contra a Fome, o Presidente Da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi questionado sobre uma eventual visita do presidente da Ucrânia ao nosso país, na terça-feira, mas sem confirmações. 

Entretanto, fontes diplomáticas avançaram à SIC Notícias que o presidente ucraniano chega a Portugal amanhã ao início da tarde.

Já fonte do Governo terá confirmado ao canal, que Zekensky deverá reunir-se com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial, em São Bento, onde será assinado um acordo de segurança e cooperação militar.

De seguida, jantará com Marcelo, em Belém, com quem também terá uma reunião marcada.

A agenda oficial da visita a Portugal será divulgada esta segunda-feira à tarde.

O Notícias ao Minuto tentou confirmar esta informação junto da Presidência da República, que disse não ter, "de momento", "nenhuma" indicação ou confirmação sobre esta visita. 

Hoje, Zelensky vai reunir-se com o chefe do governo espanhol, com quem deverá assinar um acordo bilateral de segurança e, de seguida, ambos comparecerão numa conferência de imprensa. O acordo compromete Espanha a continuar a prestar apoio militar à Ucrânia e prevê um pacote de armamento no valor de 1,129 mil milhões de euros, sem precedentes na ajuda militar espanhola a qualquer país. 

Posteriormente, Felipe VI receberá Zelensky no Palácio Real, seguido de  um almoço em sua honra. Já fontes da Presidência do Congresso disseram à EFE que o presidente ucraniano visitará também a Câmara dos Deputados durante a tarde.

A visita de Zelensky é a primeira de carácter bilateral a Espanha, embora o presidente ucraniano tenha estado em Granada em outubro passado para a cimeira da Comunidade Política Europeia, no âmbito da presidência espanhola da UE.

Sánchez tem vindo a reiterar o apoio de Espanha à Ucrânia no conflito com a Rússia, como confirmou a Zelensky na conversa telefónica que tiveram a 7 de maio, na qual garantiu esse apoio durante o tempo que for necessário. 

A guerra na Ucrânia começou no dia 24 de fevereiro de 2022 com a invasão do território do país pela Rússia.

[Notícia atualizada às 12h55]

Leia Também: Zelensky acaba de chegar a Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório