Hezbollah reivindica sete ataques contra posições militares israelitas

O Hezbollah reivindicou hoje a autoria de sete ataques contra posições militares no norte de Israel, em mais um dia de violência na fronteira, no qual o exército israelita atacou também várias aldeias no sul do Líbano.

Hezbollah

© Ramiz Dallah/Getty Images

Lusa
25/05/2024 21:30 ‧ 25/05/2024 por Lusa

Mundo

Israel/Palestina

A formação armada do grupo xiita libanês, aliado do Irão, afirmou, numa série de declarações, que uma das suas ações incluiu o disparo de mísseis guiados antitanque contra um blindado israelita Merkava, que foi atingido "diretamente" quando disparava contra o território libanês a partir do outro lado da fronteira.

O Hezbollah também reivindicou a responsabilidade por ataques a um quartel em Zarait, que envolveram mísseis teleguiados e projéteis de artilharia, bem como pelo cerco de Zabdin, nas disputadas Quintas de Chebaa.

O grupo xiita afirmou que as suas ações foram uma resposta aos ataques israelitas das últimas semanas, que causaram vítimas civis no sul do Líbano, atingindo "aldeias e residências civis" do país mediterrânico.

A última ação israelita que envolveu vítimas civis ocorreu na quarta-feira, quando um ataque de um drone numa estrada no sul do Líbano matou o condutor de um carro e feriu três estudantes numa carrinha escolar, informou na altura a Agência Nacional de Notícias libanesa (ANN).

Israel e o Hezbollah estão envolvidos há mais de sete meses nos confrontos mais intensos desde a guerra de 2006, num fogo cruzado que se desenrola no contexto da guerra na Faixa de Gaza.

Leia Também: Hezbollah ameaça Israel com "surpresas"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas