Meteorologia

  • 14 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 26º

Zelensky deve chegar a Portugal na 3.ª-feira, após visitar Espanha

Já havia rumores de que o presidente ucraniano ia visitar Portugal em meados de maio, mas a passagem pela Península Ibérica foi cancelada devido à intensificação de ataques na Ucrânia.

Zelensky deve chegar a Portugal na 3.ª-feira, após visitar Espanha
Notícias ao Minuto

17:42 - 25/05/24 por Notícias ao Minuto

País Volodymyr Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai visitar Portugal esta semana, depois de já este mês uma visita à Península Ibérica ter estado 'no radar' - mas não ter sido realizada.

A notícia é avançada pela CNN Portugal, que refere que o chefe de Estado ucraniano deve chegar a Portugal na terça-feira, um dia depois de visitar Espanha. Esta visita 'retoma' o plano da primeira visita, já que, em meados de maio, a Casa Real Espanhola confirmou que ia receber o presidente.

Na altura, Zelenksy iria encontrar-se com o Rei Filipe VI e também com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, para a assinatura de um acordo bilateral. Segundo as publicações espanholas adiantam, citando fontes próximas da organização desta visita, Zelensky vai encontrar-se com os mesmos responsáveis, e assinar o acordo bilateral.

Contactados pelo Notícias ao Minuto sobre a vinda de Zelensky a Portugal, tanto o ministério dos Negócios Estrangeiros como a Presidência da República se recusaram a comentar.

Recorde-se que, em meados de maio, o ministro da Defesa, Nuno Melo, confirmou, quando questionado pelo jornalistas, que a visita do presidente da Ucrânia a Portugal estava "a ser preparada", sem adiantar mais pormenores sobre a data ou programa da deslocação. "A visita está a ser preparada com a reserva que é suposto ter e já se verá, a muito curto trecho, como tudo acontecerá", referiu, a 14 de maio, o responsável pela pasta.

Melo confirma visita de Zelensky.

Melo confirma visita de Zelensky. "Está a ser preparada com reserva"

O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, confirmou hoje em Lisboa que a visita do Presidente da Ucrânia a Portugal "está a ser preparada", sem adiantar mais pormenores sobre a data ou programa da deslocação.

Lusa | 12:42 - 14/05/2024

Já no dia seguinte, também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi questionado sobre se ficou desiludido sobre o cancelamento da visita de Zelensky a Portugal, mas o chefe de Estado referiu: "Não se pode falar em cancelamento, porque nunca tinha sido confirmada a vinda. Tratava-se de um a iniciativa envolvendo vários países que, aparentemente, estava em estudo, mas nunca foi confirmada".

Recorde-se que a passagem pela Península Ibérica estava já confirmada pela Casa Real Espanhola, mas foi cancelada devido a desenvolvimentos na guerra na Ucrânia, numa altura em que a Rússia intensificou ataques.  

Leia Também: Zelensky garante que tropas ucranianas "controlam combates" na fronteira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório