Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 25º

Cooperação bilateral com Rússia "está a fortalecer-se", diz Irão

O ministro interino dos Negócios Estrangeiros do Irão, Ali Bagheri Kani, disse hoje que a cooperação bilateral com a Rússia está a fortalecer-se, o que disse ser uma "escolha estratégica" para "moldar um mundo justo".

Cooperação bilateral com Rússia "está a fortalecer-se", diz Irão
Notícias ao Minuto

14:38 - 25/05/24 por Lusa

Mundo Irão

"A cooperação mútua bilateral, regional e internacional está a fortalecer-se", defendeu Kani, através de uma publicação na rede social X (antigo Twitter), após receber um telefonema do ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov.

Ali Bagheri Kani referiu ainda ter revisto os programas bilaterais e multilaterais com o chefe da diplomacia russa, vincando que o "caminho do multilateralismo é a escolha estratégica" dos dois países para "moldar um mundo justo, em que cada ator tem a oportunidade de desempenhar um papel".

Na sexta-feira, o Presidente da Rússia mostrou-se confiante de que a política externa do Irão face a Moscovo permanecerá inalterada após a morte do Presidente Ebrahim Raisí.

Um acidente de helicóptero causou a morte ao Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e ao seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Hosein Amirabdolahian, quando sobrevoavam a província do Azerbaijão Oriental.

"É improvavél que, depois desta tragédia, observe qualquer tipo de mudança na política externa do Irão", apontou Putin, em conferência de imprensa.

O Irão e a Rússia assinaram uma declaração contra as sanções económicas ocidentais, na sequência da guerra na Ucrânia, e condenaram o uso desproporcional da força por parte de Israel contra a Faixa de Gaza.

Leia Também: Pelo menos dois mortos e dois feridos em explosão de gasoduto no Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório