Meteorologia

  • 15 JUNHO 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 22º

Nova Caledónia. França inicia retirada de turistas após dias de agitação

O Governo francês iniciou o protocolo de retirada dos turistas nacionais que se encontram na Nova Caledónia, após dias de agitação naquele território ultramarino do Pacífico devido a uma iniciativa para alargar o direito de voto aos residentes franceses.

Nova Caledónia. França inicia retirada de turistas após dias de agitação
Notícias ao Minuto

12:26 - 25/05/24 por Lusa

Mundo Governo

Os turistas foram transportados hoje em aviões militares para a Austrália e Nova Zelândia, numa escala antes de regressarem a França em voos comerciais.

"As medidas de acompanhamento dos estrangeiros e dos turistas franceses prosseguem", noticia hoje a Europa Press, citando a BFMTV, naquela que é a primeira vez que as autoridades francesas se referem à situação dos turistas desde o início da crise no arquipélago do Pacífico.

O território encontra-se em estado de emergência desde a semana passada, na sequência de uma vaga de distúrbios que causou sete mortos e centenas de detidos e que obrigou a França a enviar forças de segurança adicionais para o arquipélago.

A Austrália e a Nova Zelândia começaram a retirar os residentes no início desta semana, enquanto o aeroporto da capital, Noumea, continua fechado a todos os voos comerciais.

Os protestos começaram em resposta a uma proposta de reforma eleitoral desencadeada por Paris que daria aos cidadãos franceses o direito de votar nas eleições provinciais após 10 anos de residência no território.

A população indígena Kanak da Nova Caledónia, que há muito luta pela independência, acusou a França de avançar com a controversa reforma sem ter em conta a forte oposição da maioria dos habitantes do território.

Durante uma visita ao território na quinta-feira, o Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou uma pausa na reforma até que a situação acalme e as conversações políticas possam ser retomadas.

Leia Também: Papa pede que militares "coloquem armas ao serviço da paz e fraternidade"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório