Meteorologia

  • 12 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Descoberto busto inédito de Brunelleschi, arquiteto do Renascimento

O museu da catedral de Florença, no norte de Itália, adquiriu um busto inédito de Filippo Brunelleschi, o grande arquiteto do Renascimento e construtor da imponente cúpula deste espaço religioso, depois de ter sido descoberto num palácio florentino.

Descoberto busto inédito de Brunelleschi, arquiteto do Renascimento
Notícias ao Minuto

07:01 - 24/05/24 por Lusa

Mundo Itália

A Obra de Santa María del Fiore, a catedral florentina, pagou 300 mil euros por esta peça descoberta pelos historiadores Giancarlo Gentilini e Alfredo Bellandi, revelou esta quinta-feira a instituição, em comunicado.

A obra é um busto de terracota modelado a partir de um bloco de barro por Andrea di Lazzaro Cavalcanti, filho adotivo e único herdeiro de Brunelleschi, também conhecido como 'Il Buggiano'.

Os seus descobridores realçaram que 'Buggiano' moldou esta escultura entre fevereiro e março de 1447, logo após a morte do seu pai Brunelleschi, como modelo para a efígie de mármore que decoraria um monumento memorial na catedral florentina.

Bellandi destacou ainda que se trata de uma obra com "grande naturalismo expressivo e intensidade" que "também devolve o caráter do personagem".

Para o seu colega Gentilini, esta cabeça de terracota tem um "valor icónico e identificativo" para a cidade de Florença e para todos aqueles que vivem "sob a grande cúpula 'Brunelleskiana'".

A peça foi encontrada entre os móveis de um edifício histórico de Florença, "sobrevivendo incrivelmente" ao longo dos séculos, apesar da delicadeza do material.

É, segundo a Obra de Santa Maria del Fiore, um achado "excecional", visto que existem poucos retratos de Brunelleschi, o arquiteto revolucionário que conseguiu construir a cúpula da catedral florentina para espanto do mundo.

O seu aspeto é conhecido pelo referido busto de mármore no templo e pela máscara funerária guardada no museu da catedral.

O mestre também aparece em duas pinturas: nos frescos da Capela Brancacci, em Florença, ou em alguns desenhos de Giorgio Vasari atualmente expostos no Louvre.

A cabeça do mestre será exposta no museu assim que sua restauração for concluída.

Brunelleschi (Florença, 1377-1446), exemplo de humanista, entrou para a história por ter alcançado o marco de erguer a então maior cúpula do mundo, a da catedral florentina de Santa María del Fiore, que permaneceu incompleta.

O arquiteto, desconhecido no início das obras, acabou por revolucionar a técnica, ao renunciar aos andaimes internos - evitando a derrubada de árvores para as vigas - e idealizando todo tipo de pontes e maquinarias para elevar os materiais.

Da mesma forma, é lembrado por ter dado grande atenção à segurança no trabalho já em meados do século XV, desenvolvendo regras para evitar incidentes entre os trabalhadores, criando parapeitos para impedir quedas ou regulando a quantidade de vinho que podiam beber.

Leia Também: Janela românica encontrada em obras na Catedral de Santiago de Compostela

Recomendados para si

;
Campo obrigatório