Meteorologia

  • 19 JUNHO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Janela românica encontrada em obras na Catedral de Santiago de Compostela

A janela, que remonta ao século XI, foi encontrada atrás de um retábulo construído no século XVI.

Janela românica encontrada em obras na Catedral de Santiago de Compostela
Notícias ao Minuto

11:35 - 23/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Uma janela românica foi encontrada na Capela do Salvador da Catedral de Santiago de Compostela, em Espanha, durante trabalhos de restauração. Segundo a arquidiocese local, "pensa-se que se trata de uma janela original, projetada aquando da construção da capela no século XI".

"A janela apresenta vestígios de policromia nas suas paredes interiores, nomeadamente alguns brasões decorados com flores-de-lis", afirmou a Arquidiocese de Santiago de Compostela num comunicado, acrescentando que "a janela foi descoberta na parte de trás do retábulo que preside à capela, que foi feito no século XVI, em pedra calcária proveniente das minas de Coimbra, em Portugal".

"A Capela do Salvador tem grande importância na história da construção da catedral, pois foi neste espaço que se iniciou a construção da catedral românica em 1075, como indica a inscrição em dois dos seus capitéis", destaca ainda a arquidiocese, que acrescenta que a importância desta capela "é também marcada pelo facto de ser aqui que os peregrinos costumavam recolher a sua Compostela, o documento que atesta a sua peregrinação".

Após a descoberta, o Arcebispo de Santiago, Monsenhor Francisco Prieto, e o Ministro Regional da Cultura da Xunta de Galicia, José López Campos, visitaram a capela para verificar o estado dos trabalhos de restauro.

A restauração na Capela do Salvador e de São Bartolomeu está a ser levada a cabo pela Fundação Catedral, com a "colaboração da Xunta de Galicia, que, através do Plano Catedrais, disponibiliza um investimento de 250.000 euros".

Leia Também: GNR realiza operação 'Bom Caminho' para apoiar peregrinos até Compostela

Recomendados para si

;
Campo obrigatório