Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 25º

O regresso do "deputado biónico" ao parlamento britânico em imagens

Veja as imagens do regresso de Craig Mackinlay na fotogaleria abaixo.

Notícias ao Minuto

17:02 - 22/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Craig Mackinlay

Um deputado britânico, que teve de amputar as mãos e os pés devido a uma septicemia, regressou, esta quarta-feira, ao parlamento, onde foi amplamente aplaudido. O político mostrou-se positivo e ainda brincou com a sua condição.

"Como sabem, não é permitido bater palmas. Mas isto é uma exceção", disse o presidente da Câmara, Lindsay Hoyle.

O conservador Craig Mackinlay regressou sete meses depois de ter sido hospitalizado. O deputado foi levado de urgência para o hospital em setembro do ano passado, na sequência de um choque séptico. Passou 16 dias em coma induzido antes de, em dezembro, lhe serem amputados os membros, segundo conta a AFP.

Craig Mackinlay, de 57 anos, descreveu-se como o primeiro "deputado biónico", numa referência às suas próteses. "Hoje fui responsável pela infração de tantas regras: aplausos, calcei ténis porque os meus sapatos não cabiam nos pés de plástico e o meu casaco não cabia no braço biónico", disse.

Dirigindo-se aos colegas deputados na Câmara dos Comuns, Mackinlay agradeceu ao primeiro-ministro, Rishi Sunak, e a Hoyle por o terem visitado enquanto esteve no hospital. 

Numa entrevista à BBC, o parlamentar contou que, na noite em que foi hospitalizado, se tinha deitado cedo, acreditando que se tinha constipado. Contudo, o seu estado de saúde piorou durante a noite e a sua esposa teve de chamar os serviços de emergência.

Apenas meia hora depois de dar entrada no hospital, o corpo do político tinha "ficado azul", um efeito secundário do choque séptico.

O deputado recorda que, após 16 dias em coma, com uma probabilidade de sobrevivência estimada em 5%, foi transferido para outro hospital. Apesar de ter poucas memórias, face ao efeito dos medicamentos, o conservador recorda-se das discussões sobre os seus membros, que estavam negros e rígidos.

Assim, no dia 1 de dezembro de 2023, passou pela cirurgia de amputação. "Conseguiram salvar (os meus membros) até aos cotovelos e acima dos joelhos", descreveu. "Por isso, acho que se pode dizer que tive sorte", acrescentou.

Posteriormente, recebeu as próteses e continuou a trabalhar a partir da cama do hospital, enquanto fazia reabilitação. 

A 28 de fevereiro, cinco meses após o choque séptico, começou a andar novamente, sem ajuda.

Craig Mackinlay, que representa a circunscrição eleitoral de South Thanet, no sudeste da Inglaterra, diz estar agora empenhado em sensibilizar para a septicemia, uma resposta imunológica extrema a uma infeção, que pode levar à falência dos órgãos e até à morte, e anunciou que pretende concorrer à reeleição nas eleições previstas para o final do ano.

"Não tenho tido muitos motivos para estar alegre, mas esta é a minha natureza. Não há muito que se possa fazer, por isso não vale a pena ficar transtornado", declarou ao jornal Daily Telegraph.

Veja as imagens do regresso de Craig Mackinlay ao parlamento na fotogaleria acima. 

Leia Também: Parlamento britânico aplaude regresso de deputado que perdeu mãos e pés

Recomendados para si

;
Campo obrigatório