Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
30º
MIN 17º MÁX 30º

Alemanha e Reino Unido inauguram obras da 1.ª ligação elétrica conjunta

O ministro da Economia alemão, Robert Habeck, e o ministro do Comércio britânico, Gregory Hands, inauguraram hoje as obras da primeira ligação elétrica direta entre os dois países, a NeuConecct.

Alemanha e Reino Unido inauguram obras da 1.ª ligação elétrica conjunta
Notícias ao Minuto

23:52 - 21/05/24 por Lusa

Mundo Alemanha e Reino Unido

"O sistema elétrico com neutralidade climática necessita de flexibilidade. É por isso que construímos redes de ligação elétrica não só na Alemanha, mas também procuramos ligação com os nossos vizinhos", sublinhou Habeck, durante a cerimónia que decorreu em Wilhelmshaven, no norte da Alemanha.

"Esta ligação é um contributo para a descarbonização e segurança do abastecimento além-fronteiras", acrescentou.

A NeuConnect terá 720 quilómetros de extensão, ligando as redes elétricas do Reino Unido e da Alemanha e atravessando também o território dos Países Baixos antes de passar pelo mar do Norte com cabos submarinos. A parte alemã terá 193 quilómetros.

Segundo o Ministério da Economia alemão, a NeuConnect contribui para a segurança do abastecimento nos dois países com uma capacidade de 1,4 GW (Gigawatt) e pode fornecer eletricidade a 1,5 milhões de residências.

O seu arranque está previsto para 2028 e os custos serão assumidos por um consórcio internacional.

A Alemanha e o Reino Unido partilham o objetivo de alcançar a neutralidade climática até meados do século e, numa declaração de intenções divulgada em 03 de novembro, manifestaram a sua vontade de intensificar a sua cooperação no setor energético.

Leia Também: França e Alemanha preocupadas com lei aprovada pelo parlamento da Geórgia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório