Navio que colidiu com ponte em Baltimore escoltado até porto. As imagens

Decorreram cerca de dois meses desde que o navio Dali colidiu com uma das colunas da ponte em questão, que resultou na morte de seis pessoas.

Cargueiro Dali que causou colapso de ponte em Baltimore movido para um porto, EUA
AnteriorSeguinte

© Al Drago/Bloomberg via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
20/05/2024 17:03 ‧ 20/05/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

EUA

O navio cargueiro Dali, que colidiu contra uma ponte em Baltimore, nos Estados Unidos, causando a morte de seis pessoas, foi escoltado de volta para um terminal marítimo da cidade, onde decorrerão os trabalhos de recuperação do navio.

Cerca de dois meses após o incidente, o cargueiro de 300 metros foi colocado novamente a flutuar e lentamente escoltado e puxado por várias outras embarcações, mostrando ainda sinais da aparatosa colisão que aconteceu a 26 de março.

Pode ver imagens do momento na galeria que acompanha esta notícia.

O governador do Estado de Maryland, Wes Moore, congratulou-se com os trabalhos em curso, no canal televisivo NBC News, afirmando esperar que o canal seja "reaberto até ao final de maio".

A 26 de março deste ano, o Dali, um navio de 300 metros com pavilhão de Singapura, sofreu uma avaria e embateu na ponte da autoestrada Francis Scott Key, que desabou em segundos, como um castelo de cartas.

Seis trabalhadores que efetuavam obras de reparação na ponte, todos imigrantes latino-americanos, morreram. Desde então, o porta-contentores Dali continuou a bloquear parcialmente o canal de acesso ao importante porto de comércio da costa leste dos Estados Unidos.

As autoridades encarregadas da operação de retirada da embarcação do local informaram que o Dali estaria pronto para voltar a flutuar a partir do meio-dia de hoje (17h00 de Lisboa), antes de ser deslocado na maré-alta de segunda-feira, operação prevista para as 05h24 da manhã (12h24 de Lisboa).

Rebocadores transportaram o Dali a uma velocidade de cerca de 1,6 quilómetros por hora para um terminal marítimo próximo.

A ponte Francis Scott Key servia um eixo rodoviário importante do nordeste dos Estados Unidos, ligando a capital, Washington D.C., à cidade de Nova Iorque.

Quanto ao porto de Baltimore, é um polo do comércio de veículos novos nos Estados Unidos, com cerca de 850.000 automóveis e camiões que por ali passaram no ano passado, mais do que qualquer outro porto norte-americano.

Leia Também: Navio que causou queda da ponte de Baltimore será retirado segunda-feira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas