Meteorologia

  • 12 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Irão. Corpos de vítimas de acidente seguirão para Mashhad na 3.ª-feira

Uma procissão acompanhará os corpos das vítimas desde a Praça dos Mártires de Tabriz até ao aeroporto da cidade, antes de seguirem para Mashhad.

Irão. Corpos de vítimas de acidente seguirão para Mashhad na 3.ª-feira
Notícias ao Minuto

14:11 - 20/05/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Irão

Os corpos das vítimas do helicóptero iraniano que caiu no domingo serão levados de Tabriz para a cidade de Mashhad, no nordeste do Irão, na terça-feira. O acidente vitimou o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e o ministro dos Negócios Estrangeiros do país, Hossein Amir-Abdollahian, além de outras sete pessoas.

Está programada uma grande cerimónia pública às 16h00 (hora local, 13h30 em Lisboa) desta segunda-feira, em Tabriz, de acordo com a CNN, que cita meios iranianos.

Já pelas 9h00 de terça-feira (06h30 em Lisboa), uma procissão acompanhará os corpos das vítimas desde a Praça dos Mártires de Tabriz até ao aeroporto da cidade, antes de seguirem para Mashhad, onde Raisi nasceu.

Após a notícia da morte do presidente iraniano, o líder supremo do Irão, Ali Khamenei, nomeou o vice-presidente Mohammad Mokhber como chefe de Estado interino e decretou cinco dias de luto.

Antes, o governo iraniano confirmou a morte de Raisi, tendo ressalvado que o desastre não causará "qualquer perturbação na administração" do Irão.

Mais de dois mil socorristas e trabalhadores humanitários participaram na operação de busca e resgate do helicóptero acidentado, tendo recuperado os restos mortais das nove vítimas esta manhã de segunda-feira, de acordo com o Crescente Vermelho.

A aeronave despenhou-se na zona de Kalibar, quando a comitiva regressava da zona de fronteira com o Azerbaijão, onde Raisi inaugurou uma barragem na presença do homólogo azeri, Ilham Aliyev.

Leia Também: Mais de 2 mil pessoas participaram nas buscas pelo helicóptero iraniano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório