Jade, um animal usado para melhoramento genético, é a mais recente aquisição de uma fazenda de Porto Nacional, um município brasileiro do estado do Tocantins. Aos 10 anos, a vaca e os seus descendentes de “genética superior” somam vários prémios de associações de criadores, seguindo uma rotina de cuidados adaptados. Jade tem, até, um seguro de vida.
"Durante a manhã, Jade fica no pasto verde com água à vontade. Depois vai para um espaço dedicado à alimentação, onde é colocado sal proteinado [suplemento enriquecido com fontes de energia e de proteína] e bastante água. À tarde vai para a área de banho. Depois, volta para o pasto verde para passar a noite”, detalhou o gerente da propriedade do grupo Monte Sião, Giovani Cracco, em declarações ao g1.
O animal, que foi adquirido por dois milhões de reais (cerca de 360.748 euros), é ainda acompanhado por uma equipa técnica, responsável por lhe proporcionar uma dieta equilibrada de ração e de pasto.
No total, a fazenda gasta mensalmente à volta de 3.200 reais (cerca de 585 euros) nos cuidados com Jade.
Jade, que é uma vaca “de genética superior”, tem também seguro vida, uma vez que é “uma fábrica de campeões”.
“Liderou programas de melhoramento genético por dois anos consecutivos. Cinco filhos e cinco netos seus são campeões na doação de sémen”, explicou o responsável.
No mesmo dia em que foi comprada, uma colheita de óvulos de Jade foi vendida por 150 mil reais (cerca de 27,500,068 euros).
Leia Também: "O grande dia". Cadela sem língua em fase terminal já tem "nova casinha"