Meteorologia

  • 27 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 22º

PE aprova resolução contra ingerência estrangeira e pede transparência

O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje uma resolução em que alerta para as tentativas de ingerência e desinformação da Rússia e apela a que os suspeitos de receberem subornos do Kremlin divulguem as suas contas.

PE aprova resolução contra ingerência estrangeira e pede transparência
Notícias ao Minuto

13:32 - 25/04/24 por Lusa

Mundo Parlamento Europeu

Na resolução, o PE manifesta-se chocado com alegações de que alguns eurodeputados foram pagos para disseminar propaganda russa e que vários participaram nas atividades do meio de comunicação social pró-russo "Voz da Europa".

Apesar de a Rússia ser o principal país ingerente, os eurodeputados lembram que também a China foi recentemente implicada em alegados pagamentos a um assistente parlamentar do grupo da extrema-direita.

A resposta a estas ameaças, consideram ainda, só pode ser eficaz se se basear numa abordagem política transversal, completa e a longo prazo, adotada conjuntamente pela UE e pelos Estados-Membros.

A resolução - aprovada com 429 votos a favor, 27 contra e 48 abstenções -- apela ao Conselho da UE que inclua meios de comunicação social patrocinados por Moscovo e indivíduos responsáveis por campanha de desinformação e propaganda no próximo (o 14.º) pacote de sanções à Rússia.

Leia Também: Eurodeputados aprovam revisão da PAC com flexibilização de regras ambientais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório