Meteorologia

  • 23 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 23º

Ucrânia não emite passaportes para homens dos 18 e 60 anos no estrangeiro

A Ucrânia, que procura recuperar cidadãos com idade para combater a invasão russa, vai deixar de emitir passaportes no estrangeiro para homens com idades entre os 18 e os 60 anos, anunciou hoje o governo do país.

Ucrânia não emite passaportes para homens dos 18 e 60 anos no estrangeiro
Notícias ao Minuto

23:20 - 24/04/24 por Lusa

Mundo Ucrânia

Para os homens abrangidos pela medida, a transferência de passaportes para uma "subdivisão ou missão diplomática ucraniana no estrangeiro tendo em visa a sua emissão não será efetuada".

A decisão foi anunciada um dia após o chefe da diplomacia ucraniana, Dmytro Kuleba, ter anunciado medidas iminentes para trazer de volta ao país homens em idade de lutar residentes no estrangeiro.

"O facto de permanecer no estrangeiro não isenta o cidadão dos seus deveres para com a sua pátria", argumentou Kuleba, sem referir que medidas vão ser tomadas para fazer regressar do estrangeiro homens em idade de lutar para o território nacional.

Atualmente, a Ucrânia proíbe homens em idade de lutar de viajar para o exterior, com poucas exceções.

A Ucrânia, cujo Exército enfrenta dificuldades para enfrentar as tropas russas, adotou recentemente uma lei de mobilização que visa endurecer as punições para aqueles que se recusam a cumprir o serviço militar a que estão obrigados, tendo feito descer a idade de mobilização de 27 para 25 anos.

Em luta contra a invasão russa há dois anos, a Ucrânia necessita urgentemente de soldados, especialmente porque Kyiv espera que a Rússia lance uma nova ofensiva nas próximas semanas ou meses.

Leia Também: Ucrânia e Israel colocam temas globais entre preocupações nos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório