Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

UE desembolsa 2.ª parcela de financiamento excecional à Ucrânia

A União Europeia (UE) desembolsou hoje a segunda parcela, no valor de 1,5 mil milhões de euros, do financiamento intercalar excecional a Kiev ao abrigo do Mecanismo para a Ucrânia.

UE desembolsa 2.ª parcela de financiamento excecional à Ucrânia
Notícias ao Minuto

14:01 - 24/04/24 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

O desembolso vem na sequência da avaliação positiva, pela Comissão Europeia, das reformas nos domínios do sistema judicial, da luta contra o branqueamento de capitais, da gestão das finanças públicas, do ambiente empresarial e da agricultura, bem como dos requisitos em matéria de apresentação de relatórios, a fim de garantir uma utilização transparente e eficaz dos fundos.

Em março, a UE enviou a primeira parcela do financiamento parcelar excecional, de 4,5 mil milhões de euros, valor que ascende, com a verba libertada hoje, a seis mil milhões de euros, no âmbito do Mecanismo para a Ucrânia, aprovado igualmente em março.

Uma condição prévia geral para o apoio ao abrigo do mecanismo é o respeito por mecanismos democráticos efetivos.

Segundo dados de Bruxelas, desde a invasão russa, em 24 de fevereiro de 2022, a UE já apoiou Kiev com 98,5 mil milhões de euros.

A ofensiva militar russa no território ucraniano mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Em meados de dezembro de 2023, o Conselho Europeu decidiu abrir as negociações formais de adesão à UE com a Ucrânia.

A Ucrânia tem estatuto de país candidato à UE desde meados de 2022.

Leia Também: Von der Leyen alerta que Rússia é "ameaça existencial também para Europa"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório