Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 21º

Hezbollah afirma que atacou quartel israelita com dezenas de foguetes

O grupo xiita libanês Hezbollah anunciou hoje que alvejou um quartel-general militar no norte de Israel com dezenas de foguetes Katyusha, em resposta a ataques contra aldeias no sul do Líbano.

Hezbollah afirma que atacou quartel israelita com dezenas de foguetes
Notícias ao Minuto

20:17 - 22/04/24 por Lusa

Mundo Hezbollah

Em comunicado, o Hezbollah assumiu a responsabilidade pelo bombardeamento do quartel-general de comando da 3.ª Brigada de Infantaria da 91.ª Divisão na base de Ain Zeitim, com dezenas de foguetes Katyusha.

O movimento libanês, aliado do Irão, alegou que os bombardeamentos ocorreram "em resposta aos ataques do inimigo israelita a aldeias e casas de civis no sul, sendo os mais recentes em Srifa, al-Adissa e Rab el-Thalatine".

Estas aldeias no sul do Líbano foram hoje submetidas a ataques israelitas, informou a agência oficial libanesa (Ani).

O Exército israelita, por sua vez, indicou que foram identificados cerca de 35 disparos provenientes do Líbano em direção à região de Ein Zeitim, no norte de Israel.

A fronteira entre o Líbano e Israel tem sido palco de trocas de disparos quase diárias desde o início da guerra entre as forças israelitas e o grupo islamita palestiniano Hamas na Faixa de Gaza, há mais de seis meses.

Durante cerca de uma semana, o movimento xiita, aliado do Hamas, intensificou os seus ataques contra instalações militares israelitas num contexto de tensões entre Telavive e Teerão.

Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em 07 de outubro, na Faixa de Gaza, pelo menos 376 pessoas foram mortas no Líbano, incluindo 250 membros do Hezbollah e pelo menos 70 civis, segundo uma contagem estabelecida pela agência France Presse com base em dados do grupo xiita e declarações e fontes oficiais libanesas.

Israel, por sua vez, contabilizou a morte de dez soldados e de oito civis.

Leia Também: S&P baixa 'rating' de Israel devido a risco de escalada do conflito

Recomendados para si

;
Campo obrigatório