Meteorologia

  • 27 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 22º

"É ótimo". Cães de terapia levantam moral de pacientes de UCI em Espanha

Os doentes recebem duas visitas semanais, com duração de 15 a 20 minutos cada. A iniciativa tem como objetivo melhorar o bem-estar emocional dos pacientes da UCI.

Notícias ao Minuto

16:45 - 22/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Cães de terapia foram 'recrutados' como parte fundamental para melhorar a moral de doentes que estão internados na unidade de cuidados intensivos (UCI) no Hospital del Mar, em Barcelona, Espanha. 

O paciente Joel Bueno, de 34 anos, não conteve as lágrimas de alegria quando os convidados de quatro patas entraram na unidade de cuidados intensivos onde estava internado devido a um coágulo de sangue.

Para ele, o carinho que recebeu dos patudos Vida e Lu lembrou-o do seu animal de estimação.

"É ótimo ter alguém que nos ama mais do que qualquer outra coisa no mundo. Eles dão tudo por nós, não importa como estamos com eles", afirmou Joel, em declarações à agência Reuters, com um largo sorriso.

Esta visita faz parte de um programa do Hospital del Mar e da Fundação Affinity, que é especializada em terapia com animais de estimação, para melhorar o bem-estar emocional dos pacientes da UCI.

Os doentes recebem duas visitas semanais, com duração de 15 a 20 minutos cada.

"Por enquanto é apenas uma perceção, mas parece-nos que há um benefício para os pacientes", disse Lucia Picazo, uma médica da unidade, citada pela Reuters.

Joel não tem (mesmo) dúvidas sobre os benefícios adquiridos nesta experiência, uma vez que, declarou, a simples notícia de que alguns cães poderiam fazer uma visita foi um impulso moral imediato.

O projeto irá analisar amostras de saliva dos doentes, antes e depois de uma sessão, para verificar se os indicadores de stress diminuem e se os indicadores relacionados com o bem-estar aumentam.

E não só os doentes beneficiam do projeto. Segundo uma das responsáveis pelo projeto, muitos dos profissionais de saúde que trabalham na UCI gostam de ter os patudos por perto e criam laços com eles.

Leia Também: Cães de terapia acalmam passageiros no aeroporto de Istambul. As imagens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório