Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Transportadores polacos acabam meses de bloqueios perto da Ucrânia

Os transportadores polacos retiraram-se hoje do posto fronteiriço de Yagodin-Dorogusk com a Ucrânia, três meses após o início dos bloqueios em protesto contra os benefícios dos camionistas e dos produtos ucranianos no território da União Europeia (UE).

Transportadores polacos acabam meses de bloqueios perto da Ucrânia
Notícias ao Minuto

14:47 - 22/04/24 por Lusa

Mundo Polónia

"De acordo com informações recebidas da Guarda de Fronteiras da República da Polónia, o protesto dos agricultores polacos em frente ao posto de controlo de Yagodin-Dorogusk, que decorria desde 09 de fevereiro, terminou", lê-se num comunicado do Serviço de Fronteiras ucraniano.

Como resultado, as autoridades fronteiriças de ambos os países já começaram a registar a passagem de veículos de carga em ambas as direções. 

No entanto, há ainda dois outros postos de controlo na fronteira entre os dois países onde os transportadores estão a bloquear a passagem de camiões de mercadorias.

Há meses que os transportadores polacos iniciaram uma série de protestos nos postos fronteiriços com a Ucrânia, em sinal de protesto contra os benefícios dos colegas ucranianos e as mercadorias que exportam. 

Pouco tempo depois, os camionistas ucranianos tomaram a mesma medida para exigir a manutenção das isenções pautais para os seus produtos na UE.

A situação chegou a tal ponto que as autoridades ucranianas e polacas têm estado em contacto nas últimas semanas para resolver a questão. 

Varsóvia apelou aos camionistas para o levantamento dos bloqueios, mas Kiev considerou que não tinha sido feito tudo para pôr fim à situação.

Leia Também: Primeiro-ministro da Polónia comemora após vitória em eleições locais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório