Meteorologia

  • 30 MAIO 2024
Tempo
30º
MIN 16º MÁX 30º

Primeiro-ministro da Polónia comemora após vitória em eleições locais

O primeiro-ministro da Polónia, Donald Tusk, comemorou a vitória de vários candidatos apoiados pelo seu partido, Coligação Cívica, nas eleições locais do fim de semana, noticiou hoje a imprensa internacional.

Primeiro-ministro da Polónia comemora após vitória em eleições locais
Notícias ao Minuto

12:23 - 22/04/24 por Lusa

Mundo Tusk

"Penso que vencemos a segunda volta (das eleições locais). Não podemos parar!" afirmou Tusk na rede social X, citado hoje pela agência de notícias Associated Press (AP).

Donald Tusk declarou vitória na segunda volta das eleições locais no domingo à noite, indicando as inúmeras cidades onde venceram os candidatos apoiados pela Coligação Cívica, nomeadamente em Cracóvia, Poznan, Wroclaw e Rzeszow.

Estes resultados colocam o partido de Tusk, centrista e pró-União Europeia, numa posição favorável quando se aproximam das eleições para o Parlamento Europeu, que acontecem em 09 de junho.

Nestas eleições, foram escolhidos os autarcas de 748 cidades onde nenhum candidato havia obtido pelo menos 50% dos votos na primeira volta, que ocorreram em 07 de abril.

Os candidatos do partido de Tusk também reconquistaram cidades onde não detinham o poder há muitos anos, incluindo Zielona Gora, Legnica e Torun.

As eleições locais e regionais foram vistas como um teste para o governo pró-União Europeia de Tusk, quatro meses depois de este ter assumido o poder.

A segunda volta de domingo reforçou a influência do Governo Tusk nas cidades, o que deverá facilitar a cooperação em projetos de desenvolvimento e a atribuição de fundos da UE.

Os aliados de Tusk também venceram em outras cidades na primeira volta, há duas semanas, incluindo em Varsóvia, onde o atual presidente da Câmara, Rafal Trzaskowski, reelegeu-se com uma margem folgada.

Na primeira volta, o principal partido da oposição, o direitista Lei e Justiça, prevaleceu nas assembleias regionais das 16 províncias do país, onde obteve 34,3% dos votos, enquanto a Coligação Cívica de Tusk teve 30,6%.

O Lei e Justiça governou a Polónia, enquanto Executivo central, entre 2015-23.

A Coligação Cívica de Tusk tem tradicionalmente um forte apoio nas cidades, enquanto o Lei e Justiça tem uma base mais sólida nas zonas rurais conservadoras, particularmente no leste da Polónia.

Leia Também: PM polaco ameaça com graves consequências para colaboradores de Moscovo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório