Meteorologia

  • 27 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 22º

"Preciosidade". 1 kg de pedras de vesícula de boi vale 180 mil euros

Produto é considerado tão valioso que tem despertado o interesse de muitos ladrões. Em alguns casos pode até valer mais do que ouro.

"Preciosidade". 1 kg de pedras de vesícula de boi vale 180 mil euros
Notícias ao Minuto

10:47 - 22/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Insólito

Pode parecer estranho, mas há quem pague milhares de euros por pedras de vesícula de boi. Tanto, que a "preciosidade", como é descrita pelo site brasileiro G1, é vendida, principalmente no mercado asiático, por 180 mil euros ao kg.

O Brasil é um dos maiores produtores do mundo. Essas pedras "super especiais" são geradas dentro de vesículas de bois e vacas mais velhos e valem mais do que os cortes de carne mais nobres. Aliás, valem, segundo o G1, "três vezes o preço do ouro".

Por essa razão, é cada vez mais comum o furto de cálculos biliares no Brasil, principalmente em Barretos, cidade que é considerada uma espécie de capital nacional deste tipo de material. Aqui, existem empresas reguladas que compram esse material e que o exportam, mas nem sempre isto acontece dentro da lei.

Em setembro de 2023, por exemplo, houve uma série de assaltos a pedras da vesícula no interior de São Paulo. Só num desses furtos, os criminosos levaram 2 milhões de reais, cerca de 360 mil euros, em cálculos biliares.

Por que razão as pedras biliares de boi são tão valiosas?

As pedras biliares de boi são usadas em vários países do leste da Ásia para preparar medicamentos naturais. A China é a principal compradora, contudo, este tipo de produto também é utilizado no Japão e Coreia.

Ao G1, um médico que trabalha em Seul, na capital da Coreia do Sul, explicou que são utilizadas, principalmente, para "derrames e doenças do coração", mas também como "sedativos, para a ansiedade e insónias".

A grande procura gera falta de oferta. Além de o gado ser abatido, normalmente, jovem, antes de ter pedras na vesícula, a China compra quase tudo o que existe no mercado, o que faz com que os preços deste tipo de material dispare, assim como os roubos.

Leia Também: Mandíbula de fuzileiro naval dos EUA encontrada em coleção de pedras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório