Meteorologia

  • 23 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 23º

Biden reduz vantagem de Trump na corrida presidencial, indica sondagem

O Presidente norte-americano, Joe Biden, encurtou para dois pontos percentuais a vantagem do republicano Donald Trump antes das presidenciais de novembro, segundo uma sondagem da NBC News divulgada hoje.

Biden reduz vantagem de Trump na corrida presidencial, indica sondagem
Notícias ao Minuto

16:52 - 21/04/24 por Lusa

Mundo EUA

De acordo com a sondagem, Biden está mais perto de Trump, que mantém, no entanto uma vantagem (44% contra 46%), quando a diferença era de cinco pontos percentuais a favor de Trump num inquérito anterior, realizado em janeiro (42% contra 47%).

No entanto, só 64% dos eleitores registados disseram ter grande interesse nas eleições, o nível mais baixo em quase 20 anos.

A sondagem foi realizada entre 12 e 16 de abril, num momento agitado para a política norte-americana, com o início do julgamento de Trump em Nova Iorque e com um aumento da tensão no Médio Oriente.

Se Biden, de 81 anos, supera Trump, de 77 anos, em temas relacionados como o direito ao aborto e a união do país, o antigo Presidente republicano fica à frente em matéria de competência e controlo da inflação.

Esta sondagem, feita a nível nacional pelo canal NBC News e citada pela agência Efe, indica que a inflação e a imigração lideram a lista dos problemas mais importantes do país, enquanto só um terço dos eleitores dá crédito a Biden pela melhoria da economia.

Os dois candidatos estão praticamente empatados entre os votantes independentes (Biden 36%, Trump 34%) e os que têm idades entre 18 anos e 34 anos (Biden 44%, Trump 43%), segundo a sondagem, citada pela agência Efe.

"Um dos grandes mistérios das sondagens deste ciclo é se os votantes jovens abandonaram Biden" ou se os democratas mantêm a sua vantagem neste grupo demográfico, assinala o inquérito da NBC News.

Embora Trump tenha uma vantagem de dois pontos percentuais sobre Biden no confronto direto, Biden está à frente de Trump por dois pontos (39-37%) numa votação entre cinco candidatos, incluindo a candidatura independente de Robert F. Kennedy Jr. e outros de diferentes partidos.

Leia Também: Hamas: Milhões dos EUA para Israel são "cheque em branco para agressão"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório